O sinal analógico será desligado em 31 de janeiro de 2018 em Nova Petrópolis. Por esse motivo, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) informa que todos os brasileiros já inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) para programas sociais do Governo Federal, principalmente os beneficiários do Bolsa Família, podem solicitar o kit de TV digital de forma gratuita, exclusivamente, pelo telefone 147 ou pela Internet, no site Seja Digital (www.sejadigital.com.br).
A antena e o conversor digital serão entregues somente para famílias com renda mensal de até três salários mínimos e que estejam registradas no CadÚnico. Integram o CadÚnico, os seguintes programas governamentais: Bolsa Família; Tarifa Social de Energia Elétrica; Carteira do Idoso; Programa Brasil Alfabetizado; Auxílio Emergencial Financeiro; Programa Minha Casa Minha Vida; Programa Cisternas; Água para Todos; Aposentadoria para pessoas de baixa renda; Telefone Popular; Bolsa Verde; Pronatec; Programa de Fomento às Atividades Produtivas Rurais; isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos; Programa Nacional de Reforma Agrária e Programa Nacional de Crédito Fundiário. Ser aposentado ou estar desempregado não são condições que garantem o kit gratuitamente.
As famílias que ainda não possuem o cadastro podem procurar atendimento no CRAS, para conferir se possuem os critérios para integrar os programas do CadÚnico. Lembrando que, prioritariamente, recebem o Kit de TV Digital as famílias que já participam de algum programa social do Governo Federal.
Para se registrar no CadÚnico, o responsável legal familiar deve apresentar o documento de identidade, comprovante de residência (contas de luz) e de renda da família, atualizados; além da Certidão de Nascimento e/ou Casamento, identidade, CPF, Carteira de Trabalho e Título de Eleitor de todos que residem no domicílio. As famílias que já possuem CadÚnico devem manter suas informações atualizadas todos os anos.
O cadastro deve ser feito no CRAS, localizado na Avenida Três de Maio, nº 134, nas terças-feiras, das 7h30min às 11h e nas quartas e quintas-feiras, das 7h30min às 11h e das 13h às 16h30min. Mais informações pelos telefones (54) 3281-4054 ou (54) 3281-3811.
Confira os passos a seguir para aquisição da TV Digital Gratuita do Governo Federal, sem qualquer custo
Famílias que possuem antena parabólica e TV paga receberão o sinal digital e devem apenas verificar se o aparelho de televisão já possui conversor instalado, caso não é preciso providenciar o conversor.
Solicitação e Agendamento pela Internet
Para fazer o agendamento online Seja Digital, é necessário acessar o site oficial da entidade www.sejadigital.com.br, clicar no item “Programa de distribuição de kits”, em sequência no ícone “Clique e Agende”. Preencha o formulário eletrônico com o CPF ou NIS do responsável familiar e clique em buscar. Caso seu nome esteja na lista, informe o melhor dia, horário e local para retirar o kit de TV digital. Prossiga com o preenchimento do formulário e informe o número do celular. O Seja Digital enviará uma mensagem SMS, com o protocolo de agendamento. Esse código deve ser guardado, pois será exigido para a retirada dos equipamentos.
Agendamento Seja Digital por telefone
Também é possível fazer o agendamento por telefone, por meio do número 147. Os atendentes ficam disponíveis de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. O cidadão deve solicitar a antena e o conversor digital, informar os documentos solicitados e anotar a data e horário. Na opção por celular é possível cadastrar o número para receber um lembrete via SMS sobre a retirada do kit conversor. A ligação é totalmente gratuita e o processo por telefone é bem simples e leva menos de 20 minutos.
Retirada do kit
Apenas o responsável familiar ou um membro da família pode retirar o kit gratuito de TV digital. No ponto de retirada, é necessário apresentar NIS, documento de identidade com foto e o protocolo de agendamento.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis