conteúdo do menu
conteúdo principal
11/05/2023

Secretaria de Educação, Cultura e Desporto

Intercâmbio cultural entre estudantes é concluído em escola do Pinhal Alto

Projeto envolve a troca de caixas com lembranças entre a Escola Jacob Jaeger, de Nova Petrópolis, e a Escola Recreio, de Alto dos Pinheiros, em São Paulo

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Olhares curiosos, desejo de tocar e ver tudo aquilo que era desconhecido, vontade de sentir o perfume das plantas pouco comuns na região da Serra Gaúcha, enfim, uma diversidade de sentimentos e sensações tomou conta de uma turma de alunos do Maternal da Escola Municipal de Educação Infantil Jacob Jaeger, localizada no Pinhal Alto, nesta quinta-feira, 11 de maio, quando foi aberta a caixa enviada pelos estudantes da Escola Recreio, de Alto dos Pinheiros, em São Paulo.

Tanto a caixa da escola paulista, quanto a enviada pelos alunos nova-petropolitanos no final do mês de abril, faz parte do projeto “Caixa da Natureza”, que começou no ano letivo de 2023, e envolveu professores, alunos e suas famílias para um intercâmbio cultural e troca de experiências entre os estudantes das duas cidades. Além da experiência, a iniciativa também colabora para a divulgação turística de Nova Petrópolis para outras localidades.

Desde o início da manhã desta quinta-feira, a expectativa era grande para a abertura da caixa enviada pelos alunos da Escola Recreio, de São Paulo. Quando a professora Caroline Kuhn começou a tirar e mostrar cada item, os pequenos estudantes da Escola Jacob Jaeger correram para ver de perto a novidade. “Vou mostrar de pertinho para cada um, fiquem sentados, pois todos terão a oportunidade de ver”, disse a professora. Era possível ver os olhos de cada um brilharem ao serem apresentados aos “presentes”.

Na “Caixa da Natureza” que chegou à Escola do Pinhal Alto, na última sexta-feira, dia 5, estavam envelopes com sementes de chia, um vaso de barro, gravetos, ninhadas de lã, maços com ervas para chá e de temperos, flores para infusão, tintas em pó naturais, pedras e uma infinidade de outros objetos que representavam a cidade paulista.

De acordo com a coordenadora pedagógica da Jacob Jaeger, Catiane Hansen, a partir da abertura da caixa, os alunos irão realizar atividades em sala de aula para explorar os materiais enviados, já que os itens vieram com orientações e dicas de como utilizá-los.

Com a conclusão da primeira etapa do projeto, a previsão é que ele seja expandido para outras turmas, para que mais alunos possam vivenciar a troca cultural com estudantes de outras cidades.

 

Lembre o projeto “Caixa da Natureza”

O projeto Caixa da Natureza começou no ano letivo de 2023, envolvendo 18 crianças entre 3 e 4 anos de idade da turma de Maternal da Escola Jacob Jaeger, do Pinhal Alto. Com a ajuda das professoras e de suas famílias, os alunos reuniram itens que mostravam as belezas naturais de Nova Petrópolis para enviar aos estudantes da Escola Recreio, localizada em Alto dos Pinheiros, em São Paulo. Como retribuição, os alunos nova-petropolitanos também receberam uma caixa com itens que simbolizam a cidade paulista.

O projeto de intercâmbio cultural entre as duas instituições surgiu após os professores da Jacob Jaeger acompanharem algumas publicações na página do Facebook “Ser criança é natural”. A partir disso, e para estimular o “desemparedamento” da educação infantil e o brincar ao ar livre, a escola propôs a atividade, que foi amplamente aceita pela comunidade e desenvolvida pelos alunos.

 

Outras Notícias