conteúdo do menu
conteúdo principal
03/12/2019

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Legislação de produtos de origem animal foi tema de encontro em Nova Petrópolis

Evento contou com a participação de cerca de 100 pessoas vindas da região

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis sediou a "Mesa Redonda sobre Legislação de Produtos de Origem Animal em Mercados, Restaurantes e Feiras" na última sexta-feira, 29 de novembro, no Plenarinho da ACINP. O evento contou com a presença de, aproximadamente, 100 participantes vindos de Caxias do Sul, São José do Hortêncio, Picada Café e Nova Petrópolis.

A cidade anfitriã foi representada pela secretária Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota; pelo secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; pelo diretor da Vigilância em Saúde local, Rafael Aguiar Altreiter; pela responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M.), Raquel Mesquita; por integrantes da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Nova Petrópolis e demais órgãos representativos.

“A importância deste encontro se traduz na necessidade do debate e, acima de tudo, da implementação das boas práticas em segurança alimentar preconizadas  pela legislação pertinente. Atender ao regramento proposto é garantir, fundamentalmente, a saúde do cidadão. A conscientização proposta por esta mesa redonda fortalece o trabalho incansável de nossas equipes e assegura a população de que, atualmente, em nosso Município fica autorizado a ser posto a consumo produtos com garantia de produção e devidamente inspecionados. Nossa intenção com este trabalho é tão somente garantir crescimento e qualificar um seguimento de produção local mantendo um selo de garantia e promovendo saúde”, pontuou a secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota.

Representando a Secretaria Estadual de Saúde, as médicas veterinárias, Bianca Crauss Bolsson, Fernanda Araújo de Brito Velho e Daniela Casapietra Ruiz, falaram sobre doenças transmitidas por alimentos e a inspeção e fiscalização de produtos de origem animal em Porto Alegre e sobre a Legislação de Porto Alegre em serviços de alimentação, atacado e varejo de alimentos. O diretor da Vigilância em Saúde local, Rafael Aguiar Altreiter, discorreu sobre as competências da Vigilância Sanitária Municipal e a responsável pelo Sistema de Inspeção Municipal (S.I.M.), Raquel Mesquita, falou sobre as competências do S.I.M..

Segundo o médico veterinário da Inspetoria de Defesa Agropecuária de Nova Petrópolis, Danilo Cavalcanti Gomes, neste encontro o comércio varejista das cidades presentes tiveram a oportunidade de esclarecer e dirimir dúvidas sobre a fiscalização sanitária em relação a produtos de origem animal. “Momentos como esse visam garantir a qualidade dos produtos e proporcionar maior segurança para o consumidor na aquisição de alimentos. Para o ano de 2020, em mais formas de proteção à saúde, estão previstas ações conjuntas entre VISA, S.I.M. e Inspetoria Veterinária para verificar conformidades nos estabelecimentos e feiras locais”, antecipou.

A atividade foi realizada pela Inspetoria de Defesa Agropecuária de Nova Petrópolis, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. A Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, apoiou a iniciativa.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

 

CRÉDITO DAS FOTOS:

Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP e Marco Dieder | Imprensa PMPC

Outras Notícias