conteúdo do menu
conteúdo principal
17/03/2023

Mais grupos prioritários podem receber vacina bivalente em Nova Petrópolis

Aplicações começam na segunda-feira, 20 de março, em todos os postos de saúde de Nova Petrópolis

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A partir desta segunda-feira, 20 de março, a Prefeitura de Nova Petrópolis amplia a disponibilização de doses da vacina bivalente contra a Covid-19 para mais grupos prioritários. Agora, além dos idosos com 60 anos ou mais, também podem ser imunizadas pessoas imunocomprometidas e com deficiência permanente que possuam 12 anos ou mais, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde e do sistema prisional, população privada de liberdade e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.

De acordo com a Secretaria de Saúde e Assistência Social, que segue as determinações dos órgãos de saúde, as aplicações são feitas em todas as UBSs do município. No posto do Centro, a vacina é feita nas segundas e quartas-feiras pela manhã, e nas demais unidades é mediante agendamento.

 

Como funciona a vacinação

Na UBS Centro, que possui maior demanda de usuários, a vacinação é realizada por livre demanda, nas segundas e quartas-feiras pela manhã, das 8h às 12h. Nos demais dias da semana são aplicados outros tipos de vacinas e prestados atendimentos de rotina.

Nas UBSs dos bairros e do interior é necessário agendar para ser vacinado, em função da vida útil do frasco do imunizante após aberto (cerca de 12h), para otimizar as aplicações e evitar desperdícios.

Para receber a dose bivalente, a pessoa precisa ter completado o esquema vacinal primário com uma das vacinas monovalentes (Pfizer, Janssen, Coronavac, etc), e respeitar o intervalo de quatro meses entre as doses.

Quem comparecer para tomar a vacina também deverá apresentar a carteira de vacinação e o cartão SUS.

 

Crédito: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias