conteúdo do menu
conteúdo principal
02/08/2018

Mamaço Festivo enaltece a importância do aleitamento materno em Nova Petrópolis

“Amamentação: a base da vida” será tema do Seminário Macrorregional que ocorre dia 17 de agosto...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Nova Petrópolis promoveu o 5º Mamaço Festivo no dia 27 de julho, na Rua Coberta, junto ao Festival Internacional de Folclore. Houve roda de conversa sobre a importância do aleitamento materno, relatos sobre amamentação e a premiação do Concurso Fotográfico, cuja temática da 4ª edição foi "Mães Amamentando em Locais Públicos". A atividade contou com o prestígio da primeira-dama, Marion Spier Hahn; da secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota e da vereadora Kátia Zummach, além de profissionais de Saúde do Município e comunidade em geral. O 5º Mamaço Festivo marcou a abertura da 5ª Semana Mundial da Amamentação de Nova Petrópolis.
“O trabalho realizado em nosso Município é exemplo para a região da 5ª Coordenadoria de Saúde (5ªCRS). Há quatro anos o Grupo de Aleitamento Materno (GAAMA) desenvolve ações de prevenção à saúde via aleitamento materno e tem todo o apoio da Secretaria Municipal. Inclusive, o Poder Executivo encaminhou um projeto de Lei que reconhece o trabalho do GAAMA e o torna uma política pública intersetorial de apoio ao aleitamento materno em Nova Petrópolis”, disse a secretária de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.
O projeto de Lei que institui política pública intersetorial de apoio ao aleitamento materno em Nova Petrópolis foi aprovado, por unanimidade, na sessão ordinária do dia 30 de julho. A Lei torna o trabalho do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA) uma política pública. A ideia é que seja promovido o aleitamento materno, divulgando informações pertinentes ao tema, uma vez que a amamentação até os dois anos de vida diminui as complicações que podem ocorrer nesse período de vida, como desnutrição, diarreia e desidratação. O GAAMA existe desde 2014 em Nova Petrópolis e surgiu do interesse de um grupo de servidores incentivar, tratar e acolher as demandas de lactantes.
A vencedora da concurso fotográfico "Mães Amamentando em Locais Públicos" - Voto Presencial foi Daviane Aparecida Perufo Lopes amamentando Giovana Lopes Kny. Daviane recebeu como prêmio um pingente feito com seu leite solidificado. A agente comunitária de saúde, Olmira Grolli de Souza, recebeu uma cortesia na Osteria Di Valli.
A foto mais curtida, com 879, no concurso fotográfico "Mães Amamentando em Locais Públicos" - Voto Virtual, foi de Patrícia Joice Cardoso Voltz amamentando Theo Henrique Voltz. A vencedora, que esteve representada por Juliana Blauth durante o Mamaço Festivo, recebeu um pingente feito com seu leite solidificado como prêmio. A agente comunitária de saúde, Teresinha Rejane Fritsch Schneider, também recebeu uma cortesia na Osteria Di Valli.
O 5º Mamaço Festivo foi uma realização da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA). O 4º Concurso Fotográfico "Mães Amamentando em Locais Públicos" contou com o apoio de Pingente de Amor, Flores Martini e Pingente e Osteria Di Valli.

“Amamentação: a base da vida” é tema do 1º Seminário Macrorregional da Semana Mundial da Amamentação em Nova Petrópolis
As atividades alusivas à Semana Mundial da Amamentação (SMAM), que é realizada anualmente de 1º a 7 de agosto em mais de 120 países, desde 1992, terão prosseguimento com a realização do 1º Seminário Macrorregional da Semana Mundial da Amamentação em Nova Petrópolis. Será dia 17 de agosto, a partir das 13h, no Plenarinho da Associação Comercial e Industrial de Nova Petrópolis (ACINP).
Os palestras serão ministradas pela enfermeira formada pela UCS, especialista em obstetrícia pela UNISINOS, enfermeira obstétrica do Processo Materno Infantil do Hospital Tacchini, enfermeira Ângela Callegari Boeira; pela especialista em Saúde da 5ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS); experiência de quatro anos no Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas de Uberlândia, enfermeira Erika Ribeiro da Silva e pelo médico formado pela USP; especialista em pediatria pela AMB; membro do Departamento de Aleitamento Materno e Pediatria Ambulatorial da SPSP, médico Yechiel Moisés Chencinski.
As inscrições são gratuitas e as vagas são limitadas. Mais informações: gaama@novapetropolis.rs.gov.br. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSehOBk5hhJCyNrRstsCXm3Ejab5Sam5PuPLYq5W5JaUiFnKFQ/viewform?c=0&w=1
O 1º Seminário Macrorregional da Semana Mundial da Amamentação em Nova Petrópolis é uma realização do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA). Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Programação do 1º Seminário Macrorregional
13h: A importância do Banco de Leite Humano - Enfermeira Erika Ribeiro da Silva
13h45min: A "Hora de Ouro": vínculo, estímulo e apoio - Enfermeira Ângela Callegari Boeira
14h30min: Intervalo
15h: Amamentação: a base da vida - Médico Yechiel Moisés Chencinski
17h: Encerramento

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP

Fonte:

Outras Notícias