Secretaria de Obras e Serviços Públicos
Extensionistas da Emater/RS-Ascar e nutricionistas ministraram curso...
Um grupo de 34 merendeiras de escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental de Nova Petrópolis e Picada Café participaram de uma capacitação, na última segunda-feira, dia 18 de julho, no Centro de Formação de Agricultores de Nova Petrópolis (Cetanp).
Pela manhã, extensionistas da Emater/RS-Ascar dividiram as participantes em dois grupos e trabalharam o preparo de pratos saborosos e nutritivos com o uso de carne moída, como rocambole e panquecas integrais coloridas, além de feijão tropeiro. A intenção foi mostrar as inúmeras possibilidades de aproveitamento dos produtos que elas têm disponíveis nas escolas.
Ainda durante a manhã, as nutricionistas Sofia Rambo, da Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, e Gabriela Betemps conversaram com as merendeiras sobre memórias gustativas, abordando a relação entre comida, memória, tradição e identidade.
À tarde, as extensionistas da Emater/RS-Ascar falaram sobre a lei da merenda escolar, que é uma oportunidade de mercado, geração de renda e permanência das famílias rurais no campo, e a importância da interação entre a Extensão Rural e Social, os agricultores familiares, as prefeituras, as nutricionistas, as escolas, professoras e merendeiras, na formação e funcionamento dessa cadeia.
Após, as merendeiras participaram de dinâmicas, onde receberam ingredientes surpresa para a elaboração de lanches saudáveis com alimentos que compõem a alimentação escolar através do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Usando a experiência que têm e a criatividade, prepararam torta e trança salgadas e bolo integral e de laranja.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Emater/RS-Ascar - Regional de Caxias do Sul