Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Campanha do Agasalho para pessoas e animais e o recolhimento de materiais inservíveis aconteceram ao longo do mês de junho
A programação do Mês do Meio Ambiente de Nova Petrópolis, encerrou no dia 30 de junho, com expressivo número de materiais coletados e de agasalhos doados. O evento envolveu ações voltadas ao recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha, vidros, embalagens de agrotóxicos e latas de tinta, bem como à doação de roupas quentes para pessoas e animais.
Entre os destaques das arrecadações, estão as mais de 5 mil peças recebidas pela campanha do agasalho para pessoas em vulnerabilidade social; as quase 70 roupas doadas à ação para animais; os 3,8 mil kg de lixo eletrônico entregue; e as mais de 2,5 mil embalagens de agrotóxicos encaminhadas por 69 produtores rurais que participaram do recolhimento.
As atividades envolveram praticamente todas as repartições públicas. As secretarias de Agricultura e Meio Ambiente e de Saúde e Assistência Social organizaram as ações de recolhimento de materiais e de doação de agasalhos, respectivamente. Já as pastas de Educação, Cultura e Desporto, e de Turismo, Indústria e Comércio, se ofereceram como pontos de arrecadação. As demais secretarias participaram indiretamente, colaborando na coordenação e divulgação.
Confira abaixo os resultados das atividades do Mês do Meio Ambiente
- Feira de Adoção Animal
A primeira das atividades foi uma feira de adoção animal, realizada no dia 3 de junho, em que cinco adoções de três cachorros e dois gatos foram promovidas.
- Troca de livros por mudas de plantas
Entre os dias 5 e 9 de junho, a Biblioteca Pública Municipal Professor Elsa Hofstätter da Silva realizou o evento “Doe um livro, adote uma planta”, para estimular a leitura e o cuidado com o meio ambiente. Aproximadamente 50 livros foram entregues ao acervo da biblioteca através do projeto, o que colabora para a renovação dos títulos disponíveis aos frequentadores e interessados pelo mundo literário.
- Recolhimento de lixo eletrônico
Nos dias 9 e 10, aconteceu o recolhimento de lixo eletrônico, óleo de cozinha e vidros, no estacionamento da Prefeitura. Nessa ação, foram recebidos 3,8 mil kg de materiais eletrônicos descartados, 2.480kg de vidro e 430 litros de óleo vegetal usado. Essa iniciativa foi possível graças à parceria das empresas Ambe, Biodiversidade, Junges e Vidrofix.
- Embalagens de agrotóxicos
Para o recolhimento das embalagens de agrotóxicos, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente adotou um cronograma de duas datas para atender ao maior número de localidades de Nova Petrópolis. Nessa ação, 69 produtores rurais participaram, e foram coletadas 2.578 embalagens plásticas e 141 embalagens de papelão. A Cooperativa Piá e a empresa Agrimar foram parceiras dessa ação.
- Latas de tinta
A Prefeitura também promoveu o recolhimento de latas de tintas no dia 30, quando foram coletados 1,8 mil kg de latas de tinta, entregues pela população de Nova Petrópolis. As empresas Empório das Tintas, Wissmann Materiais de Construção, A e C Resíduos, Serra Cor Tintas, Renova Pisos e Acabamentos, NH Materiais de Construção, e Centro de Pinturas apoiaram a iniciativa.
- Campanha do Agasalho
No dia 30 de junho, a Campanha do Agasalho para Pessoas e Animais encerrou no município, com a marca de mais de 5 mil peças de roupas doadas para a população vulnerável e quase 70 itens entregues para uso pelos cães e gatos abrigados pela Prefeitura.
Para a campanha direcionada aos animais, foram encaminhadas 12 cobertas, nove pacotes de ração, 15 roupinhas, seis caminhas e 25 acessórios – entre coleiras, guias e bandanas.
Em relação aos agasalhos da ação para as pessoas, os materiais foram disponibilizados à população vulnerável na primeira edição do Varal Solidário, um evento realizado pelo Centro de Referência de Assistência Social de Nova Petrópolis (Cras), no dia 7 de julho, que beneficiou 63 famílias na data.
Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Marielly Bierhals/Divulgação - Comunicação PMNP