conteúdo do menu
conteúdo principal
24/11/2014

“Mosquito” alerta sobre a prevenção contra a dengue

Vigilância Ambiental em Saúde realizou ação de conscientização...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, realizou uma ação de conscientização sobre meios de prevenção à dengue, doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti infectado. A atividade foi realizada no Supermercado Piá e na Praça das Flores, na última quinta-feira, dia 20 de novembro. O “mosquito” Aedes aegypti  marcou presença na ação para chamar a atenção da população sobre formas de evitar a proliferação deste inseto.

No espaço montado pela equipe da Vigilância Ambiental em Saúde no Supermercado Piá, havia amostras de larvas do mosquito Aedes aegypti, microscópio estereoscópio, além de material informativo como cartilhas e mapas sobre a situação dos municípios gaúchos em relação à doença. “Orientamos sobre cuidados necessários pare evitar a proliferação do mosquito, além de oportunizarmos a visualização das larvas e do mosquito, para esclarecer as diferenças entre os tipos existentes”, disseram as agentes em saúde, Daniela Jaeger Chaves e Vanessa da Silva Tratsch.

Após, houve uma intervenção na Praça das Flores e região central do Município, em que integrantes da equipe da Vigilância Ambiental em Saúde e o “mosquito” Aedes aegypti  fizeram a entrega de folhetos e prestaram informações sobre formas de prevenir a proliferação do mosquito e, consequentemente, a dengue.

Segundo o fiscal municipal, biólogo Rafael Altreiter, com a chegada do verão e o consequente aumento das temperaturas e das chuvas irregulares, o desenvolvimento desse vetor torna-se mais rápido. “Como sempre, o sucesso das ações ambientais passa pela participação da população e, por isso, é necessário evitar focos de criação deste inseto”, ponderou Altreiter.

São ações eficazes no combate ao mosquito: manter caixas d´água, toneis e latões fechados; manter calhas, canos e ralos desentupidos; colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas; limpar semanalmente com escovação os bebedouros e potes dos animais de estimação; manter garrafas vazias de gargalo para baixo; os pneus devem ser furados ou mantidos cobertos; colocar em lixeira com tampa objetos que possam acumular água, como embalagens usadas, tampas, potes, copos e latas vazias.

A equipe da Vigilância Ambiental em Saúde possui um laboratório completo para identificação do mosquito adulto, larvas, pupa e ovo e conta com o laboratorista Rafael Altreiter que realiza este trabalho. Além da ação especial realizada no Super Piá, a Vigilância Ambiental realiza visitas quinzenais em pontos considerados propícios para a proliferação do mosquito, como cemitérios, borracharias e floriculturas, além dos monitoramentos semanais para coleta de amostras. Atualmente, Nova Petrópolis possui 27 armadilhas e sete pontos estratégicos que são visitados regularmente a fim de manter a vigilância contra a dengue.

Fique atento: a dengue clássica apresenta febre geralmente alta, sensação de fraqueza, dores de cabeça, musculares, nos olhos e nas articulações, manchas avermelhadas na pele, falta de apetite, náuseas e vômitos. Ao aparecerem estes sintomas, procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Mais informações pelo fone: (54) 3298-2665.


Fonte:

Outras Notícias