conteúdo do menu
conteúdo principal
25/02/2014

“Movimenta Nova Mulher” promete agitar Nova Petrópolis

Projeto irá fortalecer o atendimento, promoção e defesa dos direitos da mulher...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Fortalecer a Coordenadoria Municipal da Mulher e a Rede Socioassistencial - rede municipal de atendimento, promoção e defesa dos direitos da mulher é o objetivo geral do “Movimenta Nova Mulher”. O lançamento oficial do projeto ocorreu nesta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, para parceiros e para a comunidade. Nova Petrópolis está empenhada em erradicar agressões às mulheres e as ações desenvolvidas pelo projeto “Movimenta Nova Mulher” afirma este compromisso da administração municipal e seus profissionais.
A Coordenadoria Municipal da Mulher, juntamente com o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), realizaram um Café da Manhã para o lançamento do projeto “Movimenta Nova Mulher” e a retomada do Protocolo de Intenções pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (Ano de 2014), no Centro de Referência da Terceira Idade, no Parque Aldeia do Imigrante.
À tarde, o prefeito Regis Luiz Hahn, a primeira dama Marion Spier Hahn e equipes da Assistência Social, CAPS e CRAS reuniram-se junto à comunidade para lançar o projeto “Movimenta Nova Mulher”, na Rua Coberta. Durante o lançamento ao público houve também a apresentação das atividades a serem realizadas durante a Semana Municipal da Mulher no Município, bem como a divulgação de informações sobre o início das atividades dos Grupos de Vivência e de Geração de Renda do CRAS, além de apresentações artísticas do Grupo da OASE, As Margaridas.
O prefeito Regis Luiz Hahn e a primeira dama Marion Spier Hahn destacaram, em pronunciamento, que as mulheres que se sentirem ameaçadas devem procurar ajuda, devem denunciar. “Na infância pude ajudar uma mulher que estava sofrendo com agressões do marido. Ouvi uma gritaria e fui ver o que estava ocorrendo, isso impediu que o homem agredisse a sua esposa fisicamente”, relembrou o prefeito Lelo. “Não podemos nos calar. Se soubermos, temos que denunciar. Temos que nos dar as mãos, temos que nos movimentar para acabar com a violência contra a mulher”, enfatizou a primeira dama. O telefone do disque denúncia é 180.
O objetivo geral do projeto “Movimenta Nova Mulher” é fortalecer a Coordenadoria Municipal da Mulher e a Rede Socioassistencial - rede municipal de atendimento, promoção e defesa dos direitos da mulher. O projeto engloba uma série de ações, tais como: realizar visitas domiciliares e busca ativa às mulheres vítimas de violência, por meio da identificação da situação familiar e fortalecendo a rede socioassistencial a qual pertence, prevenindo novas agressões; capacitar e qualificar profissionais e agentes componentes da Rede Socioassistencial de promoção e defesa dos direitos da mulher, com ênfase no enfrentamento à violência contra as mulheres, perspectiva de gênero e a sua transversalidade nas diferentes políticas públicas; capacitar mulheres líderes comunitárias em conhecimentos teóricos e práticos sobre leis e direitos das mulheres para aplicabilidade em seu respectivo território; desenvolver a II Jornada Municipal de Enfrentamento à Violência; entre outras.
“Nos preocupamos em realizar um acolhimento humanizado, uma escuta qualificada e proporcionamos ferramentas para que estas mulheres sigam em frente”, ponderou a psicóloga Andreia Siqueira Frota. “Em 2013 tivemos 68 pedidos de medidas protetivas e vamos trabalhar para que este número diminua significativamente. Agressões às mulheres não deve mais ser realidade em Nova Petrópolis, este é o nosso compromisso”, disse a secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini.
Segundo a assistente social, Tatiane Konrath, o projeto “Movimento Nova Mulher” foi encaminhado à Secretaria Especial de Políticas para as Mulhers da Presidência da República, no valor total de R$ 145.377,45. A liberação do valor ainda não foi aprovada pelo Governo Federal.
Durante o café da manhã retomou-se o Protocolo de Intenções pelo Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (Ano de 2014), assinado em 23 de maio de 2011. “Todos somos responsáveis e comprometidos em manter o que estabelecemos neste protocolo, que é enfrentar a violência contra as mulheres”, disse Tatiane.
A próxima ação do projeto “Movimenta Nova Mulher” é a Semana Municipal da Mulher, que ocorre de 05 a 08 de março, com intensa programação. Toda comunidade está convidada a participar.

Programação da Semana Municipal da Mulher:
 05/03/2014 - Capacitação para Rede de Atendimento Socioassistencial e Palestra sobre Gênero e Desigualdade Social/Sensibilização sobre a temática da violência contra mulheres
LOCAL: Plenarinho da ACINP
HORÁRIO: das 16h às 19h

 06/03/2014 - Participação da Coordenadoria Municipal da Mulher na Câmara de Vereadores: “MOVIMENTA NA CÂMARA”
LOCAL: Centro de Convivência - Parque Aldeia do Imigrante
HORÁRIO: 19h
ENTRADA: Portão 2

 07/03/2014 - Participação da Coordenadoria Municipal da Mulher na “Noite das Mulheres”
• Palestra Motivacional
• Sorteio de transformação/embelezamento
• Desfile de modas
• Teatro “ A Encalhada”
LOCAL: Plenarinho da ACINP
HORÁRIO: Início às 19h30min
INGRESSO: R$ 15

 08/03/2014 - I Caminhada / Bicicletada Municipal pelos Direitos da Mulher!
CONCENTRAÇÃO: Rua Coberta
HORÁRIO: 09h
PERCURSO: Rua Coberta até o Parque Aldeia do Imigrante
Após show com Bandinha Típica

Fonte:

Documentos

Outras Notícias