Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Primeiras unidades foram instaladas em cinco pontos na quinta-feira, 4 de maio
Teve início na quinta-feira, 4 de maio, a implantação de containers destinados à separação e armazenamento de lixo em Nova Petrópolis. As primeiras unidades foram instaladas pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente em cinco pontos do município, ficando disponíveis para uso de todas as residências e estabelecimentos próximos. A ação faz parte do projeto de sustentabilidade “Eu Cuido Nova Petrópolis” e prevê a instalação de mais containers nas próximas semanas.
“A ideia é substituir as lixeiras convencionais, que muitas vezes deixam a desejar por não comportar todo o lixo do lugar. Ou ainda aquelas situações em que não existem lixeiras e o lixo fica na calçada, sendo facilmente espalhado pela chuva, vento e animais”, afirma o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, ressaltando ainda que a implantação acontecerá de forma gradual, seguida de uma avaliação criteriosa para a escolha dos lugares.
São dois tipos de containers, sendo um para o armazenamento de lixo seco e outro para lixo orgânico e rejeitos. O sistema com tampa e engates permitirá a transferência mecânica para os caminhões de coleta de lixo.
“O que pedimos é que a comunidade colabore com a conservação destes equipamentos, mantendo as tampas fechadas e principalmente na correta separação do lixo, colocando as sacolas de lixo orgânico e seco nos seus devidos lugares”, acrescenta o secretário Jorge Luiz Lüdke.
Os primeiros containers foram instalados na rua Rui Barbosa (em frente ao Banrisul); na rua Tiradentes (junto ao Colégio Padre Werner); na rua Estevam Alves Maciel, no bairro Ninho das Águias; na rua Emilio Raimann (junto à UBS Piá), e na rua Coronel Alfredo Steglich (junto à Secretaria de Saúde e Assistência Social, no Centro).
De acordo com a secretária de Agricultura e Meio Ambiente, um total de 40 containers serão instalados até a Semana do Meio Ambiente, que ocorre de 5 a 9 de junho.
Nos locais com containers, as lixeiras antigas serão retiradas após um período de adaptação.
Crédito das fotos: Francis Jonas Limberger/Comunicação PMNP