conteúdo do menu
conteúdo principal
11/05/2023

Município promove visita técnica ao Pinheiro Multissecular

Equipes da Prefeitura buscam melhorias para a área em que está o exemplar de araucária

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Equipes das secretarias de Agricultura e Meio Ambiente, de Educação, Cultura e Desporto, e do setor de Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis, realizaram uma visita técnica ao Pinheiro Multissecular, nessa quarta-feira, 10 de maio. A visita teve o objetivo de avaliar possíveis melhorias na área, situada na localidade de Linha Imperial, e que abriga um exemplar de araucária que pode chegar a ter mais de mil anos de existência de acordo com alguns registros históricos.

A visita ao Pinheiro Multissecular foi comandada pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, e pela proprietária do terreno em que está a árvore, no Sítio Dona Amália, Lourdes Margarida Grings. O objetivo com a vistoria foi verificar as necessidades do local, que recebe muitos visitantes diariamente. Foram analisados os acessos até a entrada das passarelas que levam à árvore, as próprias passarelas, corrimãos, bancos de madeira e lixeiras metálicas, além da trilha em aclive até o Pinheiro.

A partir da vistoria, as equipes da Prefeitura irão elaborar projeto para dar encaminhamento às melhorias necessárias, principalmente no quesito acessibilidade. A intenção com essa iniciativa também é buscar o tombamento do Pinheiro Multissecular como patrimônio natural de Nova Petrópolis.

 

Pinheiro Multissecular

O Pinheiro Multissecular, como é tradicionalmente conhecido, está situado no Sítio Dona Amália, na localidade de Linha Imperial, interior de Nova Petrópolis.

O terreno pertence à família do primeiro prefeito do município, Lino Grings. Ele faleceu em 2016 aos 91 anos e também dá nome ao Arquivo Histórico Municipal.

O acesso ao Pinheiro foi inaugurado em setembro de 1998, de acordo com registros dos jornais da época.

Outras Notícias