Secretaria de Administração
Tenda de Ogun Xorokê e Festival Internacional de Folclore: o que ocorreu e por quê?...
Em virtude de declarações da Tenda de Ogun Xorokê publicadas na imprensa local durante esta semana, em que a instituição afirma estar fora de eventos do Município, devido ao cancelamento de sua participação no último domingo do Festival Internacional de Folclore, a Administração Municipal e a comissão organizadora do evento esclarece os fatos.
As Celebrações da Vida, da Paz e da Diversidade, realizadas aos domingos, no Festival Internacional de Folclore, atrasam porque, infelizmente, alguns grupos e entidades não respeitam o tempo máximo de manifestação estabelecido pela comissão organizadora, que é de 3 minutos. No domingo, dia 24 de julho, a celebração terminou às 11h15min e chegou-se ao final da noite com atraso de 1 hora e 30 minutos na programação oficial. O último grupo daquela noite de 24 de julho era o da Polônia.
No domingo seguinte, 31 de julho, seria a última apresentação da Polônia, às 11h. Preocupados com o horário de saída de Nova Petrópolis, em função do voo internacional, integrantes do grupo da Polônia pediram que, por favor, não ocorresse atraso.
Em função disso, integrantes da comissão organizadora do 44º Festival Internacional de Folclore se reuniram e decidiram que os grupos locais seriam suprimidos da celebração de 31 de julho, para garantir o horário do grupo da Polônia.
Desta forma, foi falado com a Equipe Ecumênica, Soberanas do Folclore Alemão, CTG Pousada da Serra, Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs (AGDFA) e Tenda de Ogun Xorokê e foi solicitado que não usassem a palavra porque não poderia ter atrasos. Importante considerar que estes grupos já tinham usado a palavra nos outros domingos, dias 17 e 24 de julho, sendo que, alguns, inclusive, excederam o tempo limite. E assim ocorreu.
Desta forma, foram avisados a Equipe Ecumênica, Soberanas, CTG, AGDFA e a Tenda de Ogun Xorokê. Quando os integrantes das instituições receberam a decisão, não houve questionamento.
“A diversidade é o que nos une” é tema do Festival Internacional de Folclore há anos. Em sua 44ª edição, realizada com sucesso em 2016, o evento reafirmou a grande festa cultural que é; a celebração de etnias, ritmos, cores, credos. “No colorido de tanta diversidade, as diferenças é que nos tornam iguais, unir culturas traz riqueza e crescimento e uma verdade que não se apaga jamais”. A “Canção da Diversidade”, entoada inúmeras vezes durante o Festival Internacional de Folclore, marca o tema do evento e traduz o sentimento de artistas e envolvidos no maior evento cultural da Serra Gaúcha: “A diversidade é o que nos une”. No entanto, a reportagem publicada na imprensa local gerou repercussão negativa, especialmente nas redes sociais, e falta de entendimento dos fatos, em virtude de uma abordagem unilateral. Relacionar o Festival Internacional de Folclore a palavras como “intolerante” é uma grande injustiça, posto que o evento enaltece justamente o contrário; primando pela diversidade, tolerância, igualdade e respeito mútuo.
A Tenda de Ogun Xorokê obteve muito espaço e oportunidades durante os últimos anos em Nova Petrópolis, prova de que “a diversidade é o que nos une”. A Administração Municipal e a comissão organizadora do Festival Internacional de Folclore acreditam que integrantes da instituição revejam a decisão e, em breve, voltem a trazer sua mensagem de paz à comunidade de Nova Petrópolis. Confira algumas atividades realizadas em Nova Petrópolis:
· 1ª Conferência Municipal de Povo de Terreiro – 21 de fevereiro de 2014.
· Participação na Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade no 42º Festival Internacional de Folclore – 27 de julho de 2014, 03 e 10 de agosto de 2014.
· Criação do Conselho Municipal de Povo de Terreiro – 10 de outubro de 2014.
· Caminhada da Paz – 16 de novembro de 2014.
· Natal no Chapadão – 21 de dezembro de 2014.
· Conselho Municipal de Povos de Terreiro - Posse dos Conselheiros - 07 de abril de 2015.
· Procissão Motorizada de Ogun - 23 de abril de 2015.
· Participação na Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade no 43º Festival Internacional de Folclore.
· Regimento Interno do Conselho Municipal de Povo de Terreiro - 17 de agosto de 2015.
· Caminhada da Paz – 14 de novembro 2015.
· 2ª Conferência Municipal de Povo de Terreiro – 19 de março de 2016.
· Procissão Motorizada de Ogun - 23 de abril de 2016.
· Convite para manifestação na inauguração do Espaço Mais Cultura. O convite não foi aceito.
· Participação na Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade no 44º Festival Internacional de Folclore, dias 17 e 24 de julho de 2016.