15/10/2024

Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio

Nova Oktoberfest se consagra com edição memorável em Nova Petrópolis

Evento cultural recebeu mais de 40 mil pessoas de 3 a 13 de outubro na Rua Coberta e Praça das Flores

A 3ª edição da Nova Oktoberfest ficará marcada na história de Nova Petrópolis pelo sucesso de público. Durante os sete dias de evento mais de 40 mil pessoas prestigiaram a programação cultural e musical aberta ao público e com entrada franca na Rua Coberta e Praça das Flores.

A Nova Oktoberfest foi realizada em parceria entre a Prefeitura de Nova Petrópolis e Associação de Danças Folclóricas Böhmerland. O prefeito municipal, Jorge Darlei Wolf, e o presidente da entidade, Henrique Felipe Ludke, agradeceram o público que prestigiou o evento de 3 a 13 de outubro. “Nós somos a Capital Nacional do Cooperativismo e esse evento fantástico é resultado de uma ação de cooperação entre o Poder Público Municipal e a Associação Böhmerland, através dos seus integrantes, que se dedicaram para proporcionar um evento típico germânico como Nova Petrópolis merece”, destacou o prefeito, Jorge Darlei Wolf.

Durante os sete dias de programação da Nova Oktoberfest, oito grupos de danças folclóricas alemãs; sete bandinhas típicas e nove momentos com jogos germânicos com as modalidades: corrida de saco, chopp em metro, arremesso de ovo e Mass Krug foram realizadas no Palco Cultural Sicredi Pioneira - novidade da edição de 2024. O espaço também recebeu as apresentações culturais musicais com o Grupo Blaska e com a dupla Karine & Felipe.

A Arena de Shows Edelbrau e Traum foi palco de 14 shows musicais com grandes atrações como: Flavio Dalcin e Banda Ouro, Rainha Musical, Banda Exemplo, Super Banda 0800, Madame Frau, Bom de Baile, Porto do Som, Banda Saxônia, RP2000, Banda Sul Brass, Super Banda Real, Super Musical Monte Carlo, Orquestra La Montanara e Super Banda Choppão.

A 3ª edição do evento promoveu, de forma inédita na programação, a Parada da Oktober. A ação conduziu o público da Avenida 15 de Novembro para a Nova Oktoberfest, na Rua Coberta e Praça das Flores. O cortejo foi guiado pelas categorias do Böhmerlandtanzgruppe, ao som da Bandinha Típica Saxônia, com distribuição de chopp e muita alegria. Durante o desfile as crianças levaram balões nas cores do evento com sementes dentro para serem soltos em frente à Praça das Flores.

“Em 2023 nos desafiamos a promover, pela 1ª vez, a Nova Oktoberfest e fizemos o nosso melhor. Ouvimos as sugestões e aprimoramos as estruturas e o resultado está no sucesso de público em todos os dias do evento deste ano. Estamos felizes por unir o nome do Böhmerlandtanzgruppe ao da Nova Oktoberfest, um evento que celebra as tradições e a cultura e que conseguiu ser diferente das demais festas porque enaltece a essência da oktoberfest. Nosso muito obrigado a cada um que prestigiou o evento e celebrou conosco. Ein Prosit!”, enfatizou o presidente da Associação Böhmerland, Henrique Felipe Ludke.

A edição de 2024 inovou na gastronomia, proporcionando ao público opções da culinária típica alemã. Quem visitou a Nova Oktoberfest pode apreciar delícias tradicionais servidas nas oktoberfest da Alemanha, além de saborear mais de 20 estilos de chopp das nove cervejarias presentes. O evento contou ainda com estande de drinks, vinhos e espumantes e espaço para bebidas não alcoólicas.

O parque de diversões foi uma atração especial do evento. Novidade em Nova Petrópolis, os brinquedos divertiram adultos e crianças que aproveitaram os dias de sol para curtir o evento em família.

O Dia das Crianças foi especial na Nova Oktoberfest. O evento integrou a celebração dos pequenos à programação com uma Bênção das Crianças, no Palco Cultural Sicredi Pioneira. O momento de reflexão contou com a presença de autoridades e pais que, junto com a missionária de crianças da Igreja Batista, Jackeline Medeiros, oraram pelos pequenos. À tarde, o Encontro Infantil da Nova Oktoberfest contou com a presença de 13 grupos de danças folclóricas. Os pequenos dançarinos aproveitaram as atrações do Sicredi Kindertag e participaram das atividades organizadas pelo anfitrião Böhmerlandtanzgruppe.

A Nova Oktoberfest foi realizada pela Prefeitura de Nova Petrópolis, através da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio, em parceria com a Associação de Danças Folclóricas Böhmerland, financiado pelo Pró - Cultura RS, através da Lei de Incentivo à Cultura, Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O evento contou com o patrocínio master de Frek Atacado e Varejo, Niruma Móveis, PGS IT Automação; patrocínio de Sicredi Pioneira RS, Gula Alimentos, Cervejaria Edelbrau, Cervejaria Traum, Drogaria Germânia, Nova Imóveis, Sicoob Maxicrédito,  Bazan e Bazan, Kolling Gestão de Consórcios e Energias da Natureza. Apoiaram a Nova Oktoberfest: Casa do Pão de Mel, Refúgio Parque Hotel, Embutidos Lüdke, Padaria Petrópolis, IM Conservas, Bitcom Internet, Mr. Kny e Fan Locações para Eventos.

Texto: TRIO Comunicação Integrada
Crédito das fotos: Jei Heydt