conteúdo do menu
conteúdo principal
10/02/2016

Nova Petrópolis adere ao Dia D contra o Aedes aegypti

Mobilização Nacional contra o mosquito ocorre dia 13 de fevereiro...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis está focada no combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor da Dengue, da Febre Chikungunya e do Zika Vírus. O Município aderiu ao Dia Nacional de Mobilização e Luta Contra o Aedes aegypti, que ocorre no próximo sábado, dia 13 de fevereiro. As ações serão realizadas no território de Nova Petrópolis e toda a comunidade está convidada a se engajar no combate ao mosquito.

As ações devem ocorrer das 08h às 12h, no dia 13 de fevereiro, em Nova Petrópolis. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) devem promover atividades em sua área de atuação, com ações de promoção à saúde no combate ao mosquito Aedes aegypti, realizando visitas domiciliares e orientando a população quanto aos riscos que o mosquito pode causar. Os profissionais de saúde irão orientar a comunidade sobre o que fazer para evitar a proliferação do Aedes aegypti, recolhendo objetos (lixos) jogados em terrenos baldios e distribuindo panfletos na Praça das Flores. 

Por orientação da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, durante todo o mês de fevereiro, os agentes comunitários de saúde (ACS) intensificaram as visitas domiciliares a todas as residências da zona urbana de Nova Petrópolis, que vai da localidade de Vila Olinda até o bairro Vale Verde. Nas demais regiões as visitas ocorrem normalmente. Todos os servidores estão devidamente uniformizados e utilizando o crachá da Secretaria de Saúde. Durante a visita, o ACS deve preencher uma ficha que será entregue na Vigilância Sanitária semanalmente, para que esta seja encaminhada ao Ministério da Saúde.

Segundo a agente em saúde, Vanessa da Silva Tratsch, que atua no controle às endemias da Vigilância Ambiental em Saúde, as visitas dos agentes comunitários de saúde estão sendo realizadas com sucesso. “A comunidade está bem atenta à importância deste trabalho e o cuidado que cada um tem que ter junto ao seu pátio, não deixando água parada, evitando assim, possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As fichas de consolidação das visitas domiciliares estão ocorrendo semanalmente, conforme orientação do Ministério da Saúde.

“É importante salientar que as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti são realizadas durante o ano todo. Neste momento, estamos intensificando as ações de combate em função do Zika vírus, que causa microcefalia e é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti”, enfatizou Vanessa.

É fundamental que a comunidade elimine qualquer objeto capaz de acumular água limpa. Por ser um mosquito doméstico, o sucesso das ações depende da participação de toda a população. Faça a sua parte, elimine criadouros do Aedes aegypti.

Desde 2012, Nova Petrópolis mantém laboratório e profissionais capacitados para que haja celeridade entre a identificação do vetor e a resposta na ação de prevenção. A Prefeitura de Nova Petrópolis também possui serviço de atendimento a denúncias, e qualquer irregularidade deve ser encaminhada ao setor responsável, mediante preenchimento de formulário padrão. Os contatos para esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.


Fonte:

Outras Notícias