Secretaria de Administração
Documento foi firmado quinta-feira, na Secretaria Estadual de Segurança Pública...
Um dos mais importantes projetos da administração de Regis Luiz Hahn e Gregor Hermann, prefeito e vice-prefeito de Nova Petrópolis, está ainda mais próximo da execução. O convênio para a implantação do sistema de videomonitoramento foi firmado nesta quinta-feira, 23 de outubro, na Secretaria da Segurança Pública (SSP/RS), em Porto Alegre.
O prefeito Regis Luiz Hahn, o secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Aloisio Michels e o comandante-geral da Brigada Militar, Coronel Fábio Duarte Fernandes assinaram o documento. O diretor de Departamento de Tecnologia e Informação da prefeitura de Nova Petrópolis e responsável técnico do projeto de videomonitoramento, Gerson Gebhardt e a diretora do Departamento de Convênios da SSP/RS, Vânia Knackfuss Gonçalves testemunharam o ato.
"Será uma importante ferramenta para inibir a ação de meliantes. E também irá auxiliar os órgãos de segurança pública de Nova Petrópolis e região", disse o prefeito Lelo. "O próximo passo é a licitação. Acreditamos que em 90 dias esse processo esteja concluído", declarou.
O secretário de Estado da Segurança Pública, Airton Michels, destacou que "quando os municípios têm uma relação direta com o Governo do Estado, as ações acontecem de forma mais agregada e intensa". Para o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Fábio Duarte Fernandes, "o videomonitoramento poupa efetivo, assim como a Polícia Comunitária e a Patrulha Maria da Penha, três projetos que estão dando certo. Ações feitas com inteligência que ajudam na resposta imediata".
Segundo o responsável técnico do projeto de videomonitoramento, Gerson Gebhardt, serão instaladas cinco câmeras de videomonitoramento nos acessos ao Município, na área central e próximo à região bancária. A implantação do sistema será feita com recursos próprios. “A Prefeitura irá alugar os equipamentos de videomonitoramento, adquirir fibra óptica, que será utilizada para a transmissão de dados das câmeras, bem como interligar a rede de computadores da Prefeitura. A administração municipal calcula um investimento aproximado de R$ 290 mil para implantação de todo o sistema”.
O convênio foi celebrado entre o Estado do Rio Grande do Sul, por intermédio da Secretaria da Segurança Pública, com a interveniência da Brigada Militar e o município de Nova Petrópolis. O documento foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 24 de outubro.