conteúdo do menu
conteúdo principal
28/12/2015

Nova Petrópolis atua no combate ao sobrepeso e obesidade da população

Equipe de Apoio ao Tratamento da Obesidade (ATO) atua na Atenção Básica à Saúde...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Administração Municipal de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, planeja ações de promoção, prevenção e tratamento do sobrepeso/obesidade, além de organizar o fluxo de atendimento dos pacientes obesos que necessitam de atendimento especializado. No dia 15 de dezembro, a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini; a coordenação do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); a coordenação e representantes das equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e integrantes da equipe de Apoio ao Tratamento da Obesidade (ATO) reuniram-se na sede da Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis para definir ações de combate ao sobrepeso e obesidade.

Frente à epidemia de sobrepeso e obesidade na população brasileira e considerando que o excesso de peso é fator de risco para o desenvolvimento de doenças crônicas como hipertensão, diabetes, cardiovasculares e câncer, por exemplo, faz-se necessária a reestruturação da Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade na Atenção Básica à Saúde. 

Nova Petrópolis atua com o objetivo de planejar ações de prevenção e de tratamento do sobrepeso e da obesidade, por meio da promoção à alimentação adequada e saudável, de práticas corporais e de atividades físicas adequadas, e da melhor assistência a pacientes com casos mais complexos ou com obesidade mórbida, possíveis candidatos à cirurgia bariátrica.

Para tanto, foi organizado um grupo de trabalho que se reúne mensalmente para organizar e adequar a Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade na Atenção Básica à Saúde no Município de Nova Petrópolis, que é composto pelos seguintes profissionais: Rita Pizzaro – médica clínica (pós-graduada em endocrinologia);  Fabian dos Reis – psicólogo; Gabriela Betemps – nutricionista AB; Nádia Naira Postal – médica pediatra; Andrea Almeida – enfermeira da ESF Alpina; Vera Assis Brasil – Coordenadora PSE; Paula Carolina do Amaral – médica ESF Vila Germânia e Coordenadora das equipes de ESF. 

Nova Petrópolis conta atualmente com oito equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), uma equipe do Primeira Infância Melhor (PIM), uma equipe do Programa Saúde na Escola (PSE), uma equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro de Apoio Psicossocial (CAPS I), Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e duas academias de saúde, que serão inauguradas em 2016. Os profissionais atuantes são oito enfermeiros de ESF, 16 técnicos de enfermagem de ESF, quatro assistentes sociais, dois nutricionistas, três fisioterapeutas, seis psicólogos, um educador físico, oito médicos de ESF, dois médicos clínicos, três pediatras, um ginecologista e um psiquiatra. 

Atualmente, com a implantação do sistema de informatização, todos os pacientes atendidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para consulta médica, de enfermagem, com dentista, vacinas, curativos e outros profissionais, têm o seu peso e altura aferidos e o índice de massa corporal (IMC) calculado. Com esses dados é possível realizar o diagnóstico antropométrico individual e populacional para que seja possível traçar metas e oferecer o acompanhamento terapêutico adequado aos usuários.

Ainda, em parceria com a coordenação do Programa Saúde na Escola (PSE), os dados de antropometria dos escolares que são coletados anualmente estão sendo incluídos na base de dados, o que possibilitará o acompanhamento também deste importante indicador. A partir desses dados pode-se, então, organizar ações de vigilância alimentar e nutricional, bem como, realizar ações de promoção e prevenção voltadas para estas faixas etárias, além de identificar casos que necessitam de encaminhamento para a atenção básica para tratamento e acompanhamento adequados, individualizados e/ou em grupos.

Nova Petrópolis já conta com diversas ações de promoção da alimentação adequada e atividade física, entre elas: 

- Integração da nutricionista Sofia Rambo, responsável pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), em alguns encontros do Grupo de Trabalho da Equipe de Apoio para Tratamento Obesidade – AB com intuito de fortalecer as ações de promoção e prevenção no espaço escolar, o que perpassa com capacitação de merendeiras sobre o modo de preparo das refeições e orientação de educadores para que a oferta do alimento seja igualmente adequada no que se refere ao porcionamento das refeições e modos de oferta/consumo. 

- Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA) com profissionais das equipes de ESF e NASF, com o objetivo de prevenir o desmame precoce e promover, fortalecer e proteger o aleitamento materno no Município, que é a primeira prática de alimentação saudável que precisa ser fortalecida e encorajada.

- Grupos de Reeducação Alimentar desenvolvidos em algumas UBS com apoio da nutricionista do NASF.

- Acolhimento e atendimento individualizado para avaliação e prescrição dietética quando necessário pela nutricionista da AB.

- Atividades físicas em grupos realizadas todas as áreas das unidades de ESF, com o educador físico, integrante do NASF. Também é trabalhada a questão da mudança de hábitos e proporcionada a prática de outras atividades corporais e integrativas, como a Yoga.

 

Com a reorganização da Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade todas as Equipes de Estratégia de Saúde da Família continuarão prestando o primeiro atendimento e sendo a “porta de entrada” para o sistema, desenvolvendo ações de promoção da alimentação adequada e saudável, bem como prática de atividade física.

Por meio da demanda espontânea ou busca ativa, os pacientes com indicação de avaliação nutricional, orientação e/ou prescrição dietética serão encaminhados para o atendimento clínico com a Equipe de Apoio ao Tratamento da Obesidade – AB, que é uma equipe multiprofissional composta por um médico especialista em endocrinologia, médico pediatra, nutricionista, psicólogo e educador físico. Esta equipe, embora seja referência e apoio para o tratamento da obesidade na atenção básica de Nova Petrópolis, manterá contato contínuo com a equipe da ESF do território do usuário, por meio do NASF e contato direto com cada equipe sempre que necessário e por meio do sistema informatizado de prontuários em implantação no Município.


Fonte:

Outras Notícias