conteúdo do menu
conteúdo principal
26/06/2023

Secretaria de Administração

Nova Petrópolis começa a testar capina elétrica de vias com pedra irregular

Inicialmente o Município contratou, com recursos próprios, 14 mil metros lineares de capina

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Teve início nesta segunda-feira, 26 de junho, a experiência com a capina elétrica em ruas da cidade que possuem pavimento em pedra irregular. A primeira via em que a máquina de capina passou foi a rua Guilherme Schumann, no centro de Nova Petrópolis, próximo à avenida 15 de Novembro, e, em seguida, ela passará para o bairro Juriti. A previsão é de que o teste seja concluído ainda nesta semana.

Para a realização do serviço, o Município investe R$ 16,8 mil em recursos próprios, para a capina de 14 mil metros lineares de vias com vegetação entre as pedras irregulares. De acordo com a Secretaria de Administração, responsável pelo contrato em modelo de dispensa de licitação, esse será um teste para avaliar se a capina (limpeza) nesse formato atende às necessidades dos bairros.

O vice-prefeito e secretário de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, esteve durante a manhã desta segunda-feira assistindo ao serviço de capina na rua Guilherme Schumann. Acompanhado dos secretários de Administração, Bruno Seger, e de Agricultura e Meio Ambiente, Jorge Luiz Lüdke, e do secretário adjunto Guilherme Lohmann, Martim conversou com o operador do maquinário e também com o representante da empresa Ecoherb Capina Elétrica, proprietária do equipamento, o engenheiro agrônomo Adriano Zanette.

Conforme explica o representante da Ecoherb, essa é a forma mais econômica de realizar a capina, sendo que o equipamento é capaz de fazê-la sem afetar o ecossistema existente no local. O serviço é feito através de descargas elétricas sobre a planta, atingindo a raiz, secando-a.

Caso a capina elétrica demonstre eficácia, o Município deverá partir para um processo licitatório, e, desta forma, contratar uma quantidade maior de metros para capinar.

 

Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP

Outras Notícias