Nova Petrópolis promoveu dois eventos de relevância para as manifestações culturais de 13 a 28 de maio. O 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos e da 15ª Semana Nacional dos Museus tiveram como tema “Germanidade” e envolveram mais de mil alunos, sociedade civil, turistas e comunidade em geral nas atividades.
O Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt recebeu 47 obras de artistas locais que, inspirados no tema, produziram pinturas, desenhos e esculturas. Os vencedores do concurso receberam o troféu do prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn no dia 25 de maio, no Gabinete Oficial. Os estudantes classificados e os vencedores da sociedade civil e estudantil farão um passeio ao MARGS (Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli) e ao Museu Santander, ambos em Porto Alegre, no dia 20 de junho, como premiação.
A vencedora da categoria comunidade do 1º Salão de Artes Plásticas – Novos Talentos, Stella Moraes Andrade recebeu o troféu de 1º lugar com a obra “As Cores de Nova Petrópolis”. “As cores do pôr e nascer do sol e das paisagens de Nova Petrópolis foram colocadas na tela de forma abstrata para expressar meu sentimento do viver e da paixão por esta cidade. Os organizadores do evento estão de parabéns pela iniciativa que enriquece e proporciona o desenvolvimento da arte no Município”, destacou Stella. A artista foi elogiada pelas juradas pela técnica utilizada e pelo sentimento demonstrado na obra. As cores presentes na tela e a essência da obra foram fatores relevantes na escolha do trabalho como destaque.
O secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz; o adjunto da pasta, Paulo Cesar Soares; a diretora do setor de Eventos Culturais, Valquiria Kanzler; a presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, Luciane Schommer e a titular do eixo de Artes Plásticas do conselho, Haidi Gertz; dirtores de escolas, pais e alunos também participaram do momento.
“Estamos muito contentes com o sucesso desse evento que preconiza dar oportunidade às manifestações culturais e a participação da sociedade civil e dos alunos demonstra o quanto temos pessoas talentosas em Nova Petrópolis”, enalteceu o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.
Originalidade, domínio da técnica escolhida, composição e fidelidade do tema escolhido foram os critérios avaliados pelas professoras de Educação Artística, Karla Stocker Pinto e Madia Bertolucci, esta também artista caxiense e pela artista plástica e professora de desenho, Angélica Shigihara de Lima no dia 12 de maio. “As obras demonstraram muitas simbologias, beleza, criatividade e sensibilidade. A arte nasceu para ser vista e para provocar sensações e as obras que avaliamos nos despertaram esses sentimentos. Estamos honradas em participar da 1ª edição do evento e maravilhadas por avaliar tantos trabalhos de qualidade”, destacaram as juradas.
“Museus e histórias controvérsas – Dizer o indizível” foi a temática da 15ª Semana Nacional dos Museus de Nova Petrópolis. “Todos os museus de Nova Petrópolis receberam os visitantes e prepararam o local para demonstrar a germanidade presente em cada localidade”, enaltece o secretário adjunto de Educação, Cultura e Desporto, Paulo Cesar Soares.
Nova Petrópolis recebe Festival do Minuto dia 02 de junho
No dia 02 de junho, às 19h30min, ocorre a 2ª Mostra de Vídeo 1 Minuto Espaço Mais Cultura Renato Urbano Seibt. O evento internacional exibe os conteúdos selecionados pela curadoria do festival e promove a difusão gratuita da produção audiovisual independente. O festival ocorre pelo segundo ano consecutivo no Município; é aberto ao público e tem entrada gratuita.
Três mostras especiais foram preparadas para exibição em 2017: Melhores Minutos de 2016 (livre, 52 min): seleção de vídeos que abrange diversos assuntos e técnicas. Vídeos filmados com celular, animações, vídeo arte, entre outros; Mostra Universitária (livre, 24 min): vídeos produzidos por estudantes e professores e Mostra Animação Infanto-juvenil (livre, 20 min): animações lúdicas voltadas para o público mais novo do festival. Colagem, 3D e stop motion estão entre as técnicas utilizadas.
Mais de 250 espaços culturais do Brasil exibirão a mostra. O evento é uma promoção do coletivo de Fotografia, Cinema e Vídeo do Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais e da Prefeitura de Nova Petrópolis, por meio do Departamento de Cultura. Mais informações em www.festivaldominuto.com.br ou redeminuto@festivaldominuto.com.br.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis