Mais de 6.294 imóveis foram vistoriados pelos agentes comunitários de saúde...
Nova Petrópolis concluiu o primeiro mês de combate ao mosquito Aedes aegypti. Por orientação da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul, durante todo o mês de fevereiro, os agentes comunitários de saúde (ACS) intensificaram as visitas domiciliares a todas as residências da zona urbana de Nova Petrópolis, que vai da localidade de Vila Olinda até o bairro Vale Verde. Nas demais regiões as visitas ocorreram normalmente. O trabalho de enfrentamento à microcefalia prossegue até o dia 30 de abril, e consiste em eliminar criadouros e orientar a população da importância de combater o vetor.
No primeiro mês de combate foram vistoriados 6.294 imóveis. A Vigilância Ambiental em Saúde optou por fazer coleta de larvas, a fim de certificar a situação de infestação no Município. Os agentes coletaram 114 amostras em todo o território, com o total de 397 larvas e pupas de mosquito. Todas as amostras coletadas já foram identificadas e nenhuma detectou o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus, Dengue, Febre Chikungunya e Febre Amarela.
A fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica, por isso, é fundamental eliminar qualquer objeto capaz de acumular água limpa. Por ser um mosquito doméstico, o sucesso das ações depende da participação da população. Manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e ralos, colocar o lixo em local adequado, guardar garrafas em local coberto ou com gargalo para baixo, não acumular pneus ao ar livre, limpar os potes dos animais de estimação, manter as piscinas tratadas são algumas das ações eficazes para impedir o acúmulo de água e a proliferação do inseto.
Desde 2012, o Município mantém laboratório e profissionais capacitados para que haja celeridade entre a identificação do vetor e a resposta na ação de prevenção. A Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis também possui serviço de atendimento a denúncias, e qualquer irregularidade observada pode ser encaminhada ao setor responsável, mediante preenchimento de formulário padrão. Os contatos para esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.