Resultado de exame foi negativo para dengue...
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social comunica que o resultado do exame laboratorial de uma moradora do Bairro Piá, que apresentou sintomas clássicos de Dengue no final de novembro, deu negativo.
Assim que a Vigilância Ambiental foi informada do caso suspeito, iniciou inspeção em um raio de 300 metros, a partir da moradia e do trabalho da paciente, para eliminar todos os criadouros possíveis e verificar se havia a presença do Aedes aegypti nas proximidades. Foram vistoriados 235 imóveis e coletadas 23 amostras. Das 89 larvas e pupas analisadas, nenhuma foi positiva para o transmissor da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya.
“É fundamental que a população continue cuidando da sua casa e pátio, evitando acumular água parada, armazenando lixo em sacos fechados, tratando ou cobrindo piscinas, tonéis e caixas d’água. A responsabilidade é de todos e não se limita somente as nossas casas, é preciso ter consciência ambiental, não jogar lixo na rua ou em terrenos baldios, pois poderão virar criadouros de mosquito e atrair ratos”, alertou a equipe da Vigilância Ambiental.
Nova Petrópolis é um Município não infestado pelo Aedes aegypti. A participação de todos é fundamental para manter esta condição. Manter caixas d’água fechadas, limpar calhas e ralos, colocar o lixo em local adequado, guardar garrafas em local coberto ou com gargalo para baixo, não acumular pneus ao ar livre, limpar os potes dos animais de estimação, manter as piscinas tratadas são ações eficazes para impedir o acúmulo de água e a proliferação do inseto. Os contatos para comunicar irregularidades e esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.