A Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente promoveu a Coleta de Lixo Eletrônico nos dias 9 e 10 de março. Na campanha foram arrecadados 6.347 quilos de equipamentos movidos à energia elétrica e 120 litros de óleo de cozinha usado. A destinação correta dos resíduos ocorre de maneira gratuita para o munícipe e para o Poder Público.
O objetivo da campanha é conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico. Conforme a lei de logística reversa, as empresas que comercializam e fabricam esses equipamentos devem recebê-los quando descartados pelo consumidor e encaminhá-los para destinação correta, sem agredir o meio ambiente. “Pedimos à comunidade que não jogue os eletrônicos na natureza e nem os descarte junto ao lixo comum”, destaca o secretário adjunto de Agricultura e Meio Ambiente, Pedro Canísio Schneider. “Todos somos responsáveis pela preservação do meio ambiente e destinar o lixo corretamente faz parte deste processo”, enfatiza Schneider.
Os equipamentos eletrônicos recolhidos foram destinados à empresa Ambe – Gerenciamento de Resíduos Tecnológicos que recolhe de maneira gratuita os equipamentos e realiza a logística reversa dos materiais, visando o controle e redução dos impactos ambientais. A empresa Vértice Licenciamento e Gestão Ambiental também se mobilizou para arrecadar os materiais para destinação correta.
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizará a próxima Coleta de Lixo Eletrônico durante a Semana do Meio Ambiente, que ocorre na primeira semana de junho. Mais informações sobre Nova Petrópolis pelo fone (54) 3281-8400 e no site do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis (facebook.com/novapetropolisrs), você encontra informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.
Foto: Kassandra Bertóglio Dorneles | Comunicação PMNP
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis