conteúdo do menu
conteúdo principal
15/02/2018

Nova Petrópolis deve receber agroindústria de queijo

Crédito para instalação foi aprovado na Consulta Popular de 2017...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O agricultor Fabiano Ruppenthal, da localidade de Linha Brasil, interior de Nova Petrópolis, assinou contrato de abertura de crédito para instalação de uma agroindústria de queijo. O documento foi firmado dia 8 de fevereiro, no Tabelionato do Município. O crédito foi aprovado na Consulta Popular de 2017 e será repassado por meio do FEAPER - Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais. O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima; o diretor do Escritório da Emater/RS-ASCAR e responsável pelas agroindústrias da Emater local, Rubem Hansen e o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Nova Petrópolis (COMUDE), Lari Nienow, testemunharam a assinatura do contrato.
O valor aprovado, de R$ 22.123,00, será usado para a aquisição de equipamentos. O agricultor Fabiano Ruppenthal terá cinco anos para pagar 20% do valor deste crédito. “Estimo que, em dois anos, esteja tudo em funcionamento”, disse Ruppenthal ao externar a satisfação pela assinatura do contrato.
Segundo o secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Lucas da Costa de Lima, a agroindústria de queijos deve ser a primeira a ter inspeção realizada pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M.). “Encaminhamos a Lei para criação deste serviço no Município com o objetivo de assegurar ao comerciante e, principalmente, ao consumidor de produtos de origem animal, produzidos ou comercializados no Município, a aquisição e o consumo de produtos saudáveis e com boa procedência. E tivemos a aprovação unânime dos vereadores; agora, estamos encaminhando o projeto de Lei para a criação do cargo para que o médico veterinário possa assumir e dar início aos trabalhos”, explicou o secretário.
O diretor do Escritório da Emater/RS-ASCAR e responsável pelas agroindústrias da Emater local, Rubem Hansen, declarou que é necessário que o produtor rural esteja cadastrado no Programa Estadual de Agroindústria Familiar e que seu projeto seja validado pelo Conselho Municipal de Política Agrícola. “A agroindústria familiar transforma a produção da propriedade rural e, consequentemente, a vida do agricultor”, declarou Hansen.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

CRÉDITO DAS FOTOS: Kassandra Dorneles | Comunicação PMNP

Fonte:

Outras Notícias