Secretaria da Fazenda
Documento de intenções foi entregue pelo prefeito Lelo, dia 23 de outubro...
Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, já possui irmandade com Jablonec Nad Nisou, na República Tcheca e com Sunchales, na Argentina. A cidade de Füssen, na Alemanha, pode se tornar a próxima co-irmã do Município. Dias 23 e 24 de outubro, o prefeito da cidade alemã esteve em Nova Petrópolis e região. Paul Iacob levou consigo um documento oficializando o interesse de Nova Petrópolis pela irmandade com Füssen.
Autoridades municipais receberam o prefeito da cidade alemã de Füssen, Paul Iacob, em Nova Petrópolis. Após uma conversa no Gabinete Oficial sobre a formação da cidade, constituição turística, cultural, social e econômica de Nova Petrópolis, Paul conheceu a Praça das Flores, o Labirinto Verde, o Monumento ao Cooperativismo e foi saborear um delicioso churrasco, na companhia de autoridades locais e convidados. À tarde, o prefeito de Füssen conheceu o Ninho das Águias, Parque Aldeia do Imigrante, além de prestigiar uma apresentação folclórica. Na sexta-feira, 24 de outubro, a autoridade visitou empresas do Município.
A intenção de firmar irmandade entre Nova Petrópolis e Füssen nasceu há dois anos, por intermédio da Associação Rota Romântica, presidida por Claudio José Weber. Durante o almoço de quinta-feira, 23, o prefeito Lelo entregou uma carta de intenções ao prefeito Paul, na presença do presidente da Rota Romântica, Claudio Weber.
O prefeito de Füssen, Paul Iacob, veio à região para participar da III Semana de Especialidades da Cozinha Bávara, realizada em Gramado. Durante sua permanência na região, Paul Iacob, conheceu algumas cidades que integram a Rota Romântica, para conhecer características peculiares da cultura alemã no Rio Grande do Sul. Nova Petrópolis ofereceu um roteiro com visitas a pontos turísticos e empresas com o objetivo de dar seguimento as tratativas de irmandade entre os dois Municípios.
“Agradeço de coração a acolhida calorosa em Nova Petrópolis. Fiquei muito surpreso com tantas semelhanças entre a Rota Romântica brasileira e a alemã. Mas o que mais me chamou a atenção foi a língua. Foi muito bonito ouvir o dialeto de vocês. Além disso, a acolhida, a hospitalidade, a simpatia com que as pessoas nos receberam em Nova Petrópolis é impressionante”, disse Iacob.
“Acredito que esta visita possa me oferecer muitas informações para levar a cidade de Füssen. Quero crer que no futuro possamos fazer uma cooperação entre as duas cidades, inicialmente de amizade, para que possamos evoluir para uma irmandade”, disse o prefeito alemão.