conteúdo do menu
conteúdo principal
21/03/2025

Secretaria de Administração

Nova Petrópolis é homenageada na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelos 70 Anos de história

Homenagem foi proposta pelo deputado estadual Elton Weber

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nesta quinta-feira, 20 de março, Nova Petrópolis foi homenageada na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul. O ato foi proposto pelo deputado estadual, Elton Weber, e teve como objetivo homenagear o Município pelos 70 Anos de história, completados dia 28 de fevereiro.

Em ato simbólico, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas, e o deputado estadual Elton Weber, entregaram para o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, e para o vice-prefeito, Alexandre da Silva, uma placa de homenagem pelos 70 Anos do Município e a Lei Estadual nº 2.518, de 15 de dezembro de 1954, que cria o Município de Nova Petrópolis.

Durante a solenidade, que ocorreu no Salão Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, fizeram uso da palavra o deputado estadual, Elton Weber; o cônsul geral da Alemanha no Rio Grande do Sul, Marc Oliver Bogdahn; o deputado federal, Heitor Schuch; o secretário da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Artur Lemos, que representou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite; o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen; e o presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas.

Em seu discurso, o prefeito de Nova Petrópolis, Daniel Carlos Michaelsen, contou um pouco da história do Município e ressaltou a preservação das raízes alemãs, representada na cultura, na gastronomia, na língua, na música, nos grupos de danças folclóricas e na técnica enxaimel.

“Nova Petrópolis sempre se destacou como uma comunidade de imigrantes e descendentes profundamente enraizados no associativismo e na formação educacional. Comemoramos 70 Anos de história, tradição e hospitalidade. Mas, o que realmente faz de Nova Petrópolis um lugar especial é a sua comunidade. Que esta homenagem seja um momento de reflexão sobre nossas conquistas e desafios, e que nos inspire a continuar trabalhando juntos por um futuro próspero. Agradeço imensamente à Assembleia Legislativa pela valorização de Nova Petrópolis, principalmente, ao deputado, Elton Weber, nativo desta terra, e reforço a importância da parceria entre as esferas Municipal e Estadual para que a cidade continue avançando”, disse Michaelsen.

O deputado estadual Elton Weber destacou as belezas naturais, o acolhimento, a simpatia, os eventos e a representatividade alemã de Nova Petrópolis. “Eu nasci em Nova Petrópolis e vivo neste Município com muita alegria e orgulho. A cidade se tornou um importante ponto turístico, não apenas pelas suas paisagens e atrativos exuberantes, mas também pela forte identidade cultural que preserva. Nova Petrópolis mantém suas tradições e seu legado através de sua gente, sua cultura e também seus eventos, que atraem visitantes de diversas partes do Brasil e do mundo. Parabéns Nova Petrópolis, pelos 70 Anos de história, um Município acolhedor e amado por todos que nele vivem e visitam”, destacou Weber.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, deputado Pepe Vargas, salientou a importância da emancipação para o Município de Nova Petrópolis. “A autonomia administrativa trouxe benefícios para o desenvolvimento da cidade. A emancipação permitiu maior capacidade de gestão e decisão local, além de fortalecer a identidade do Município e impulsionar a economia, a infraestrutura e os serviços públicos para a população. Parabéns Nova Petrópolis, uma cidade conhecida por sua cultura germânica, seus pontos turísticos naturais e seu povo acolhedor”, disse Pepe.

Após a cerimônia oficial, a Bandinha Típica de Nova Petrópolis, formada pelos músicos Cristiano André Wingert, Vanderlei Chaga, Airton Graebin de Freitas e Mario Zimmermann, animou a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

A homenagem também contou com a presença do secretário Municipal de Administração, Paulo Marcos Schwantz; do secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cláudio Ricardo Boff; da secretária Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Denise Maltoni Bino; do presidente da Câmara de Vereadores de Nova Petrópolis, Robison Reolon, e dos edis Arthur Schumann, Maicon Knaak, João Batista dos Santos e Marcos Roberto Narciso Júnior; do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Nova Petrópolis e Picada Café, Ari Arsênio Boelter; do delegado de Nova Petrópolis, Fabio Idalgo Peres; do deputado estadual, Rodrigo Lorenzini Zucco; do secretário estadual da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn; entre outras autoridades Municipais e Estaduais e comunidade de Nova Petrópolis.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

Créditos das fotos: Jordana Kiekow | Comunicação PMNP

Outras Notícias