Secretaria de Administração
Semana Mundial de Amamentação ocorreu de 31 de julho a 07 de agosto...
A II Semana da Amamentação de Nova Petrópolis encerrou com o Seminário sobre Amamentação, no dia 07 de agosto. O encontro reuniu mais de 70 pessoas, no Plenarinho da ACINP. A secretária de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini e a segunda-dama, Paula do Amaral estiveram presentes no encerramento. O evento foi uma promoção da Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA).
O seminário foi ministrado por Celina Valderez Feijó Kohler, Mestre em Enfermagem, enfermeira sanitarista, membro do IBFAN Brasil (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), consultora internacional da IBCL (International Board Certified Lactation Consultant) e tutora do MTA (Mulher Trabalhadora que Amamenta). Amamentação, propriedades do leite e importância do ato materno foram alguns dos assustos tratados no seminário.
A programação da II Semana Mundial iniciou na última sexta-feira, dia 31 de julho, na Rua Coberta com o 2º Mamaço Festivo que reuniu aproximadamente 30 mamães para uma roda de conversa sobre os benefícios do aleitamento materno, além da troca de relatos e experiências entre mães e profissionais do GAAMA. Além dessa atividade foram realizados encontros, concurso fotográfico e atividade nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), referentes ao tema da semana mundial.
A II Semana Mundial da Amamentação de Nova Petrópolis foi uma atividade coordenada pelo Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA), que integra a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. A atividade foi realizada em comemoração à Semana Mundial da Amamentação (SMAM) realizada, anualmente, em mais de 120 países desde 1992.
Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA)
O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA) foi criado em 03 de setembro de 2014, com a primeira reunião da equipe formada por profissionais interessados na área. A ideia surgiu após a realização da I Semana Mundial de Aleitamento Materno, quando a necessidade de estudar sobre o assunto e informar às mulheres da importância deste ato materno foi percebida. A equipe é formada por dez profissionais, entre médicos, dentistas, psicólogos, enfermeiros, fonoaudiólogos e nutricionistas, que atuam em Nova Petrópolis.
Idealizado pela nutricionaista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Manoela de Oliveira, o projeto já promoveu capacitações a agentes de saúde e participação em cursos sobre manejo em aleitamento materno, durante estes meses de atuação no Município. Apoiar, promover, proteger e fortalecer a amamentação na rede de atenção básica e prevenir o desmame precoce são os objetivos principais do GAAMA.
“É muito gratificante para todos os integrantes do GAAMA ajudar e escutar as difuldades de cada mulher. Todas as mamães que precisam de apoio e orientação sobre a amamentação podem nos procurar nas Unidades Básicas de Saúde”, ressalta a fonoaudióloga do grupo, Aline Silva de Almeida.
Os integrantes do Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno elaboraram um questionário com o objetivo de mostrar a realidade dos indicadores de amamentação em Nova Petrópolis. Foram entrevistadas 128 mães na pesquisa, que agora está em fase de apuração de dados.
O Grupo de Apoio ao Aleitamento Materno (GAAMA) se reúne todas as primeiras quintas-feiras de cada mês, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Vale Verde. As mulheres que precisarem de auxílio do grupo podem solicitar contato com os integrantes nas UBSs, com as agentes de saúde ou na Secretaria Municipal de Saúde.