Nova Petrópolis esteve mobilizada pela campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, de 27 de novembro a 11 de dezembro. Ações de conscientização, grupos de conversas e orientação, encontros e atividades em prol da causa foram algumas das ações realizadas no Município.
“É importante lutarmos por mais respeito e dignidade do ser humano. A campanha realizada mundialmente tem como objetivo mostrar números, debater sobre o assunto e fortalecer a Lei Maria da Penha, grande aliada das mulheres no Brasil”, enaltece a primeira-dama de Nova Petrópolis, Marion Spier Hahn. A segunda-dama do Município, Sandra Fernandes, destaca que “a realização das atividades em Nova Petrópolis é importante porque, infelizmente, ainda existem muitos casos de violência contra a mulher. É preciso denunciar e assim ajudar as mulheres a recuperarem sua autoestima”. As lideranças femininas participaram da abertura e encerramento da campanha; das ações de conscientização e rodas de conversa que integraram a programação do evento.
A campanha encerrou com um momento de reflexão e conversa, proposto pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no dia 11 de dezembro. Mulheres e comunidade participaram de atividades na Praça das Flores. Como intervenção, integrantes da equipe do CRAS encenaram um ato de violência contra a mulher e chocaram os presentes. “Não podemos aceitar nenhum tipo de violência e, principalmente, não podemos ver como normal essas situações. Temos o dever de olhar pelo próximo e garantir o respeito à todos. É preciso denunciar e oferecer auxílio às mulheres que vivem com essa realidade”, salientou a coordenadora do CRAS, Jéssica Teles.
No Dia de Conscientização pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, celebrado em 6 de dezembro, mulheres e lideranças femininas de Nova Petrópolis se reuniram na sinaleira e Praça das Flores para uma ação de conscientização da comunidade sobre o assunto.
O Encontro da Rede Municipal de Atenção aos Direitos das Mulheres foi realizado no Centro de Convivência da Terceira Idade no Parque Aldeia do Imigrante no dia 5 de dezembro. A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher no Rio Grande do Sul, Salete Beatriz Roszkoswki participou do encontro que debateu sobre a realidade da violência feminina no Brasil e no Rio Grande do Sul. Na mesma data, Salete lançou o gibi "A Lei Maria da Penha na Escola da Vida", no Gabinete do prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.
O CRAS Nova Petrópolis está à disposição para oferecer apoio e orientações para mulheres em situação de vulnerabilidade. Procure a Assistência Social, o CAPS, a Brigada Militar e Polícia Civil e denuncie. O CRAS está situado na Avenida Três de Maio, 134, Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” é uma mobilização praticada desde 1991 e já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Em Nova Petrópolis, o evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis