conteúdo do menu
conteúdo principal
19/10/2017

Nova Petrópolis engajada na Semana Nacional de Mobilização no Combate ao Aedes aegypti

Atividades de prevenção e combate serão realizadas de 23 a 27 de outubro...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
A Semana Nacional de Mobilização do Setor da Educação, Assistência Social e Saúde no Combate ao Aedes aegypti ocorre de 23 a 27 de outubro. Neste período, Nova Petrópolis também realizará atividades de prevenção ao vetor da dengue, do vírus zika e da febre chikungunya.
Dentre as ações propostas para a rede escolar e de assistência social estão mutirões de limpeza, produção de murais informativos, atividades lúdicas, rodas de conversa, entre outras iniciativas. Na Praça das Flores, na Casa de Vidro, onde há atividades alusivas ao Outubro Rosa, também serão distribuídos informativos sobre o combate ao mosquito.
As equipes de saúde realizarão inspeções nos cemitérios de Nova Petrópois. “Importante salientar que, durante as ações de saúde pública nos cemitérios, os vasos poderão ser danificados na tentativa de perfurá-los; contamos com a compreensão da população caso ocorra algum dano”, alertou o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, biólogo Rafael Altreiter.
A comunidade também está convidada a participar. Cada morador pode inspecionar seu imóvel eliminando criadouros do mosquito, que pode ser qualquer recipiente capaz de armazenar água limpa. Esta atividade deve ser repetida uma vez por semana, conforme orientação da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde. Ao levar flores nos cemitérios, a população deve optar por vasos com o fundo perfurado e pela retirada do invólucro plástico dos arranjos antes de expô-los ao tempo.
Além disso, o fechamento de tonéis, barris e caixas d’água com tampa, a remoção de folhas e galhos das calhas de água, a colocação de lixo em sacos plásticos em lixeiras fechadas, o emborcamento de garrafas, o acondicionamento correto de pneus, a manutenção de lonas plásticas bem esticadas, por exemplo, são medidas que combatem o mosquito. “Vamos manter nossa cidade na condição de não infestada! E, para isso, a colaboração de todos é indispensável. Muitas ações são simples, questão de hábito, devemos incorporá-las ao nosso dia a dia”, disse Altreiter.

CRÉDITO DAS FOTOS: Divulgação | VISA PMNP

Fonte:

Outras Notícias