conteúdo do menu
conteúdo principal
11/10/2013

Secretaria de Administração

Nova Petrópolis está engajada no combate ao câncer de mama

Campanha Outubro Rosa alerta a população sobre a prevenção contra a doença...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O “Outubro Rosa” é um movimento internacionalmente conhecido, cujo nome remete à cor do laço que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama e estimula a participação popular. A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, no intuito de sensibilizar a população sobre a importância da prevenção, confeccionou lenços rosas para distribuir às servidoras públicas e também uma lembrança com mensagem para as mulheres acima de 40 anos que consultarem nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) no mês de outubro. 
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo mais frequente no mundo, por isto a importância do autoexame preventivo feito pelas mulheres, onde são detectados 90% dos cânceres. Além disso, é fundamental ir ao médico anualmente e realizar exames preventivos como a mamografia e ecografia para detectar e monitorar possíveis anomalias.
Nova Petrópolis encaminha as pacientes para realização de mamografia no Hospital Geral de Caxias do Sul, onde a espera é de aproximadamente três meses. No momento, 116 mulheres aguardam para a realização do exame, sendo que, a cota mensal é de 40 exames. Conforme dados da Secretaria de Saúde e Assistência Social, neste ano foram realizados 37 mamografias em janeiro; 36 em fevereiro; 36 em março; abril sem cota; 26 em maio; 32 em junho; 50 em julho; 28 em setembro. Atualmente, oito pacientes estão em tratamento contra o câncer de mama.
“Estamos trabalhando fortemente a prevenção contra o câncer de mama. Temos um ginecologista na UBS 10 horas por semana e toda equipe médica das UBS‘s, que podem requerer o exame quando for indicado”, disse a secretária de Saúde e Assistência Social, Críslei Gerevini.
Os lenços rosas e as lembranças que são distribuídos para as mulheres com idade acima de 40 anos nas UBS’s durante este mês estão sendo confeccionados pelo Grupo de Artesanato Mãos Unidas. Este grupo iniciou suas atividades em outubro de 2011, por iniciativa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e reúne-se às quintas-feiras à tarde, na Igreja Católica do Centro. Mais de 700 mimos já foram feitos e aproximadamente 20 mulheres participam do trabalho.

Fonte:

Outras Notícias