Secretaria de Saúde e Assistência Social
Na primeira etapa serão vacinados crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde
Tem início nesta segunda-feira, 12 de abril, a 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, com aplicação do imunizante em seis postos de saúde de Nova Petrópolis. Na primeira etapa da campanha, de 12 de abril a 10 de maio, serão vacinadas crianças de seis meses até seis anos de idade, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, estes quatro grupos reúnem em torno de 2.000 pessoas no Município: crianças de seis meses até seis anos (1.274), gestantes (181), puérperas (30) e trabalhadores da saúde (483).
A vacina contra a influenza deve ser buscada nas UBS’s Centro, Linha Brasil, Pinhal Alto, Vale do Caí, Vale Verde e Vila Germânia. O horário de atendimento das salas de vacinação vai das 8h às 11h e das 13h às 16h.
A UBS Piá, onde funciona o Ambulatório Covid, segue sem oferecer qualquer tipo de vacina. Os moradores que dependem desta unidade devem se dirigir ao posto de saúde do Centro.
Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação, como o RG. Crianças devem levar o cartão de vacinação. Puérperas precisam apresentar também a certidão de nascimento da criança. Os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove o exercício profissional ou vínculo empregatício.
Conforme a secretária adjunta de Saúde e Assistência Social, Crislei Gerevini, se forem observadas muitas aglomerações nos postos de saúde durante a primeira etapa, será realizado um “Dia D” de vacinação no dia 24 de abril. “Mas isso só será possível se até lá tivermos vacinas suficientes”, observa Crislei. Na sexta-feira, 9 de abril, Nova Petrópolis recebeu as primeiras 570 doses da vacinação contra a influenza.
A Secretaria da Saúde também alerta para a realização simultânea, da campanha de vacinação contra a Covid-19. A prioridade deve ser a proteção contra o coronavírus. “Se a pessoa faz parte dos grupos prioritários e já tem o direito de receber a vacina contra a Covid-19, deve fazer primeiro essa e agendar a vacina contra a gripe para depois”, esclarece a secretária adjunta.
O Ministério da Saúde recomenda um intervalo de 14 dias entre as vacinas contra a Covid-19 (primeira ou segunda dose) e a vacina contra a gripe.