conteúdo do menu
conteúdo principal
13/02/2015

Secretaria da Fazenda

Nova Petrópolis inserida na Associação Gaúcha de Secretários de Turismo busca parcerias com Estado

...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Criada no último dia 22 de janeiro numa iniciativa das secretarias de Turismo de Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canela, Caxias do Sul, Garibaldi, Gramado e Nova Petrópolis, a Associação Gaúcha de Secretários e Dirigentes de Turismo (AGTUR) foi apresentada formalmente  hoje, 12, ao secretário de Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, Juvir Costella. No encontro, que teve a participação do diretor de Turismo do órgão estadual, Abdon Barretto Filho, a presidente interina da entidade e titular do Turismo de Gramado, Rosa Helena Volk, ressaltou o objetivo da AGTUR. “A associação está aí para fortalecer o turismo gaúcho e para abrir um canal representativo de interlocução com os governos estadual e federal”, afirmou.

Um dos pontos ressaltados no encontro foi a importância da presença do Estado ao lado das cidades e regiões turísticas na promoção do turismo em feira nacionais e internacionais, como também na busca de recursos junto à Embratur para essas ações. “O turismo gera desenvolvimento rapidamente, possui um componente comercial forte que precisa ser trabalhado por meio da promoção dos destinos”, reforçou o secretário de Turismo da Capital, Luiz Fernando Moraes. Desde 2009, Porto Alegre e Serra Gaúcha trabalham a promoção turística de forma conjunta, num processo de regionalização do turismo e criação de uma oferta de atrativos diversificados e complementares para aumentar a atratividade e competitividade da região frente a outros destinos. De acordo com os secretários integrantes da AGTUR, a marca Porto Alegre e Serra Gaúcha é a que hoje move o turismo gaúcho por ser um produto turístico pronto capaz de ampliar o fluxo turístico no Estado, merecendo por isso precisa de uma atenção especial  seja em investimentos nas cidades, seja na promoção turística. Defenderam também a categorização das regiões turísticas gaúchas na priorização de investimentos.

Potencial econômico - Costella recebeu da AGTUR uma lista de cinco feiras nacionais e outras três internacionais, nas quais Porto Alegre e Serra terão participação conjunta este ano, e nas quais seria importante a parceria do Estado. Na lista de feiras estão a ITB (Berlim), a FIT (Buenos Aires), a WTM (Londres), a WTM Latin America (São Paulo), a ABAV (São Paulo), a BNT do Mercosul (Balneário de Penha/SC), Festival de Turismo das Cataratas (Foz do Iguaçu) e Festival de Turismo de João pessoa.

“Os municípios aqui presentes representam 80% do PIB do turismo gaúcho, o que faz deste um encontro histórico tanto pela importância econômica do setor como pela ajuda que o turismo pode dar neste momento de dificuldades financeiras do Estado”, afirmou o secretário. Segundo Costella, a partir da metade de março, com a definição orçamentária das secretarias estaduais, será possível estabelecer ações conjuntas. “A secretaria será parceira dos municípios na promoção”, adiantou. De acordo com o diretor de Turismo, a intenção é também repensar formato da participação em feiras visando mais eficiência, melhor retorno e o estímulo à presença da iniciativa privada do setor nestes eventos.

Além de Rosa Helena e Moraes, participaram do encontro os secretários de Turismo de Bento Gonçalves, Gilberto Durante, de Garibaldi, Ivane Fávero, de Nova Petrópolis, Daniel Carmago, e os representantes de Caxias do Sul, Maria Helena Madalosso e  Enio Martins, e de Canela, Moisés Souza.

O Secretário Daniel Camargo, presenteou o novo Secretário de Turismo do RS, Sr. Juvir Costela com uma imagem de Nova Petrópolis e lhe desejou uma ótima gestão frente a esta atividade que poderá sem soma de duvidas ser um caminho para superar a crise do Rio Grande do Sul.


Fonte:

Outras Notícias