Portal Destaque
conteúdo do menu
conteúdo principal
30/09/2020

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis instala caixas coletoras do Programa Farmácia Solidária

Agentes comunitários de saúde conheceram a Solidare no dia 30 de setembro

COMPARTILHAR NOTÍCIA

O programa de dispensação de medicamentos doados pela comunidade será aberto oficialmente dia 16 de outubro. A Solidare - Farmácia Solidária de Nova Petrópolis foi apresentada para os agentes comunitários de saúde (ACS) nesta quarta-feira, 30 de setembro, durante reunião mensal, na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social. As caixas coletoras do programa também foram instaladas em pontos estratégicos para que a comunidade deposite as doações.

A secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Cláudia Pires apresentou os materiais da Solidare e explicou para os ACSs que “os medicamentos depositados nas caixas coletoras passarão por uma rigorosa triagem realizada pela farmacêutica responsável”. Além disso, a secretária ressaltou ainda que “o programa tem como objetivo recolher medicamentos que não são mais utilizados e que estão em bom estado de conservação para atender a população que não tem acesso a medicamentos que não são disponibilizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs)”.

As caixas coletoras estão disponíveis na Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, na sede administrativa da Prefeitura de Nova Petrópolis, na UBS Centro, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Vida Nova, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Câmara Municipal de Vereadores. A caixa tem uma repartição para comprimidos e outra para frascos. O material possui um nível interno para evitar que os medicamentos tenham contato direto com o solo. A orientação é de que a comunidade deposite nas caixas coletoras medicamentos em bom estado de conservação, que não são mais utilizados e que possam ser reaproveitados por outra pessoa.

A dispensação (entrega) de medicamentos ocorrerá na sala da Solidare, localizada junto à sede administrativa da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social; nas sextas-feiras, das 7h30min às 11h30min. Para retirar os medicamentos disponíveis na Farmácia Solidária é necessária a apresentação de receituário médico emitido nas UBSs do Sistema Único de Saúde (SUS) e um comprovante de residência de imóvel localizado no território de Nova Petrópolis, ou apresentação de receituário médico, comprovante de renda mensal de até 1,5 salários mínimos por pessoa e um comprovante de residência de imóvel localizado no território de Nova Petrópolis.

O programa Farmácia Solidária foi instituído em Nova Petrópolis pela Lei Municipal nº 4.902, de 7 de julho de 2020. No Rio Grande do Sul atualmente existem 14 farmácias solidárias constituídas, que se comunicam em rede para auxiliar na instalação e operação. No Município, o programa é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social.

Saiba mais sobre a Solidare – Farmácia Solidária de Nova Petrópolis em www.novapetropolis.rs.gov.br/secretarias/saude-e-assistencia-social. Entre em contato pelo fone (54) 3298-2650 ou pelo e-mail farmaciasolidaria@novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs e no Instagram (@prefeituranovapetropolis) encontre informações atualizadas, fotos e vídeos.

 

Fotos: Adriana Monteiro Arrial | Saúde PMNP

 

Outras Notícias