Secretaria de Saúde e Assistência Social
Trabalho é realizado também no turno da noite, com participação da Brigada Militar
Desde a segunda-feira, dia 22 de fevereiro, a Prefeitura de Nova Petrópolis intensificou o trabalho de fiscalização dos protocolos relacionados ao Sistema de Distanciamento Controlado do Estado. A força tarefa que reúne diversos setores da Administração Municipal independe da cor da bandeira vigente.
Os trabalhos de reforço foram definidos na manhã de segunda-feira, em uma reunião que contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, representantes de outras secretarias e de todos os setores de fiscalização do Município.
Com a confirmação da Bandeira Preta no Modelo de Distanciamento Controlado do Estado e a manutenção do Sistema de Cogestão na macrorregião da Serra, a fiscalização intensificada começou na terça-feira, dia 23. “Uma das condições do governador Eduardo Leite ao permitir que seguíssemos com a cogestão, com protocolos um pouco mais brandos, foi o reforço na fiscalização. E o prazo para tanto já é esta quinta-feira, dia 25”, ressalta o secretário Martim Wissmann.
Um dos pontos de maior rigor na fiscalização é a determinação do Estado, para todas as regiões, de encerramento das atividades no horário das 20h às 5h. Podem permanecer abertos restaurantes exclusivamente com tele-entrega; farmácias; hospitais e clínicas médicas; serviços agropecuários, veterinários e de cuidados com animais em cativeiro; hotéis e similares; CEASA/RS e atividades industriais noturnas.
“É de extrema importância que se respeite essa determinação, bem como os protocolos de higiene e distanciamento ao longo do dia. “Se essas regras não forem obedecidas, a opção seguinte é a bandeira preta sem cogestão e aí boa parte dos estabelecimentos precisará fechar. Não queremos chegar a esse ponto”, acrescenta.
O trabalho dos fiscais da Prefeitura conta com o apoio da Brigada Militar e da Defesa Civil. Na primeira noite de vigência da ordem de fechamento às 20h, na terça-feira, dia 23, a equipe identificou quatro estabelecimentos abertos após o horário. Após a inspeção, todos se adequaram ao decreto. Três fiscais e dois policiais participaram das abordagens. As ações serão mantidas por tempo indeterminado.
Crédito da foto: Francis Jonas Limberger / Comunicação PMNP