conteúdo do menu
conteúdo principal
04/12/2015

Nova Petrópolis intensifica o combate ao mosquito da dengue

Agentes de Saúde farão visitas domiciliares para eliminar criadouros...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio da Vigilância Ambiental em Saúde de Nova Petrópolis, desde novembro vem intensificando a campanha contra o mosquito Aedes aegypti. Foram realizadas palestras para o 5º ano de todas as escolas do Município, entrega de planfletos e divulgação por meio de cartazes nos pontos comerciais onde há maior circulação de pessoas.

No mês de dezembro os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) realizarão o Levantamento de Índice Amostral, que consiste em visitas domiciliares com o propósito de eliminar criadouros, captura de larvas e conscientização da população, abordando principalmente o assunto Zika vírus.

A Vigilância Ambiental em Saúde alerta sobre a importância da eliminação de possíveis criadouros, eliminar todo e qualquer objeto que possa acumular água. O problema se agravou e, agora, a preocupação também é com o Zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. O Zika vírus está afetando as gestantes causando microcefalia nos bebês - uma doença em que a cabeça e o cérebro são menores que o normal, influenciando o seu desenvolvimento mental.

O mosquito Aedes aegypti pode transmitir:

Dengue Clássica - os sintomas são: febre geralmente alta, dores de cabeça, musculares, nos olhos e nas articulações, manchas avermelhadas na pele, semelhante a rubéola, falta de apetite, náuseas e vômito.

Dengue Hemorrágica – os sintomas são: os mesmos sintomas da dengue clássica e hemorragia generalizada (boca, nariz, fezes e urina).

Febre Amarela - os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, podendo em alguns casos a pele e os olhos ficar amarelos e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina).

Chikungunya – os sintomas são: febre repentina, dores nas articulações, dores musculares, dor nas costas, dor de cabeça e manchas vermelhas na pele.

Zika – os sintomas são:  febre, manchas pelo corpo, podendo apresentar conjuntivite, dor nas articulações, dores musculares, dores de cabeça e, em alguns casos, pode dar dor de garganta, tosse e vômito.

Até o momento Nova Petrópolis não registrou nenhum caso confirmado para nenhuma destas doenças. No entanto, cinco focos do mosquito Aedes aegypti foram encontrados em pontos da cidade em 2015 (dois no Centro, um no Pousada da Neve, um no Bavária e um no Vale Verde).

São ações eficazes no combate ao mosquito Aedes aegypti: manter caixas d´água, toneis e latões fechados; manter calhas, canos e ralos desentupidos; colocar areia nos pratinhos de vasos de plantas; limpar semanalmente com escovação os bebedouros e potes dos animais de estimação; manter garrafas vazias de gargalo para baixo; os pneus devem ser furados ou mantidos cobertos; colocar em lixeira com tampa objetos que possam acumular água, como embalagens usadas, tampas, potes, copos e latas vazias.

Mais informações pelo fone: (54) 3298-2665, (54) 9623-3566 ou e-mail: ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.

FAÇA SUA PARTE, PARA QUE O MOSQUITO NÃO FAÇA A DELE


Fonte:

Outras Notícias