Secretaria de Saúde e Assistência Social
Focos de criação mais recentes foram encontrados nos bairros Piá e Vila Germânia e no Centro
Nova Petrópolis segue com reduções da presença do Aedes aegypti no perímetro urbano do Município. Os dados do Painel Aedes da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde apresentam diminuições no número de focos do vetor da dengue, da chikungunya, do zika vírus e da febre amarela urbana nos meses de agosto e setembro.
Durante o período, sete agentes de endemias inspecionaram 6.335 imóveis e encontraram cinco focos em três imóveis no Centro, um no Bairro Piá e um na Vila Germânia. No Laboratório de Entomologia da secretaria foram analisadas as 44 amostras com 187 larvas, sendo 4 confirmadas para Aedes aegypti; 11 pupas com duas confirmações do vetor e um adulto confirmado.
Ações no período sazonal do Aedes aegypti
O período que antecede o aumento no número de casos de dengue no Estado é muito importante para o combate ao vetor. “Por ser um mosquito doméstico, o sucesso das ações depende da participação da população e a melhor forma de evitar a doença é com a eliminação dos criadouros”, ressalta o coordenador da Vigilância Sanitária e Ambiental em Saúde, Rafael Aguiar Altreiter.
Os principais criadouros são os reservatórios de água, como caixas d´água, toneis e baldes que muitas vezes são encontrados sem tampas ou telas na sua cobertura. A fêmea do mosquito tem preferência por água com baixa matéria orgânica e por isso a necessidade de não deixar exposto qualquer objeto capaz de acumular água limpa.
Em outubro, as placas informativas itinerantes foram instaladas no Bairro Logradouro. Até o dia 29 de outubro, ocorreu a coleta de pneus inservíveis, pelo programa Eu Cuido Nova Petrópolis.
A Prefeitura de Nova Petrópolis possui serviço de atendimento a denúncias e qualquer irregularidade deve ser comunicada à Vigilância Ambiental em Saúde. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, contate: (54) 3298-2665 ou ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.
Crédito da Foto: Francis Limberger\Comunicação PMNP