conteúdo do menu
conteúdo principal
02/03/2017

Nova Petrópolis mobiliza mais de 10 mil pessoas com a prática de atividades físicas

Academias da Saúde e Vida Ativa Coração Saudável oferecem oito modalidades de exercícios...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Nova Petrópolis é líder no Rio Grande do Sul no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – Longevidade e 11º lugar no Brasil, com a marca de 0,890, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNDU). A busca constante por uma vida saudável e a preservação das tradições são características marcantes da comunidade nova-pretropolitana. O Município possui duas Academias da Saúde e desenvolve o projeto Vida Ativa Coração Saudável com sucesso e de graça para a população.
Quatro profissionais ensinam e acompanham mais de 10 mil pessoas durante o ano na busca pela saúde e uma vida melhor. Yoga, ginástica, zumba, corrida, caminhada, aulas de vôlei, futsal e câmbio são as atividades desenvolvidas com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos em Nova Petrópolis, sendo que, o público da melhor idade é o mais frequente nas aulas.
Os alunos preenchem um formulário com dados pessoais e sobre as condições de saúde e podem praticar quantas atividades desejarem. “O público é participativo e fiel às aulas; montamos grupos e nos reunimos para fazer exercícios físicos e nos divertir”, explica o educador físico, Fernando Araújo. Os profissionais também atendem o grupo do Centro Referência de Assistência Social (CRAS). O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do Município também utilizam o espaço.
As Academias da Saúde Logradouro e Germânia possuem mais de dez horários de atividades. Inaugurados em 2016, os espaços contam com sala de vivência, na qual são realizadas as atividades físicas; recepção, depósito e banheiros adaptados para pessoas com deficiência. A academia conta ainda com equipamentos de ginástica ao ar livre, como barras assimétricas, barras horizontais e prancha para abdominais, entre outros.
“Os dois espaços integram o Programa Academia da Saúde, lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde com o ojetivo de estimular a prática de atividades físicas e de lazer. A Administração Municipal investiu na construção das Academias da Saúde para proporcionar ao munícipe mais qualidade de vida, pois sabemos que atividade física é sinônimo de saúde”, destaca o prefeito de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn.
O projeto Vida Ativa Coração Saudável surgiu em 2008 com o objetivo de promover bem-estar à população e segue forte no seu objetivo. “Disponibilizamos três educadores físicos do Município e um terceirizado para atender a comunidade em 14 locais, distribuídos pelo Município”, enaltece a secretária Municipal de Saúde e Assistência Social, Andréia Siqueira Frota.
Qualquer pessoa pode participar das práticas esportivas; não há limite de idade, gênero e desempenho físico, basta ter força de vontade. Os materiais necessários são disponibilizados pela Prefeitura Municipal e recomenda-se que a pessoa leve consigo uma garrafa de água. “Muitas pessoas começam a frequentar as aulas por indicação das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dos bairros”, salienta Araújo.
Interessados na prática de atividades físicas devem acessar www.novapetropolis.rs.gov.br ou www.facebook.com/novapetropolisrs para conferir a agenda de horários. Mais informações com a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis pelo fone (54) 3298-2650.

Fonte:

Outras Notícias