Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Servidores da Prefeitura Municipal protestaram durante 30 minutos...
Servidores públicos municipais de Nova Petrópolis paralisaram as atividades das 08h às 08h30min nesta sexta-feira, dia 25 de setembro. O Movimento do Bolo foi um protesto contra a distribuição tributária; em favor dos Municípios; e, em apoio à Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) e Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Atualmente, apenas 18% das receitas do bolo tributário são destinadas para as prefeituras. A União fica com a maior fatia, 57%, enquanto os Estados recebem 25% do bolo. Em protesto, o prefeito Regis Luiz Hahn, o vice-prefeito Gregor Hermann, secretários municipais e servidores públicos entregaram panfletos aos motoristas e pedestres e empunharam faixas na principal avenida de Nova Petrópolis.
“Paralisamos 30 minutos durante o expediente interno da Prefeitura Municipal, sem causar prejuízos no atendimento ao público. Precisamos chamar a atenção da comunidade para o percentual que os Municípios recebem do bolo tributário. As prefeituras têm cada vez mais obrigações e o valor repassado em impostos é muito baixo”, declarou o prefeito Regis Luiz Hahn.
O objetivo do protesto foi alertar sobre a crise financeira das cidades do Rio Grande do Sul. Em 2015, os Municípios sofrerão um prejuízo de R$ 776 milhões nos repasses do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).