conteúdo do menu
conteúdo principal
10/04/2017

Secretaria de Saúde e Assistência Social

Nova Petrópolis possui um marco geodésico aprovado pelo IBGE

Administração Municipal estuda como implantar rede geodésica no Município...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
Nova Petrópolis possui um marco geodésico aprovado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No dia 06 de abril, o secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz e o assessor de engenharia da Prefeitura, Fábio Müller receberam o agrimensor e professor do curso técnico em agrimensura desenvolvido na Escola Técnica Bom Pastor, Marco Brasil e o técnico em agrimensura, Maiquel da Cruz para falar sobre o marco.
O técnico em agrimensura, Maiquel da Cruz realizou a implantação e registro junto ao IBGE de um marco geodésico no Município como projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A ideia da Administração Municipal é criar uma Rede Geodésica Municipal (RGM) porque a partir de 2023 os imóveis rurais irão precisar de georreferenciamento e certificação para transação imobiliária, desmembramento, remembramento, partilha, sucessão, hipoteca, ações judiciais e para obtenção de financiamento bancário”, explica Müller.
O Poder Público estuda uma forma de parceria para colocar em prática a formação da rede geodésica. “Como a Escola Bom Pastor oferece o único curso técnico de agrimensura do Rio Grande do Sul, vamos estudar a possibilidade de fomentar o curso e utilizar o referencial técnico dos alunos para a demarcação dos futuros marcos que deverão ficar em área pública ou de acesso livre”, esclarece o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz.
O secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe ainda destaca que Administração Municipal precisará criar uma lei para regulamentar a criação da Rede Geodésica Municipal; monitorar e gerenciar os dados. “Poucas cidades possuem uma RGM. Os marcos são importantes porque dão precisão para as medições realizadas em todo o território do Município”, enaltece Deppe.



Fonte: Assessoria de Imprensa PMNP

Outras Notícias