Nova Petrópolis possui um marco geodésico aprovado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No dia 06 de abril, o secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe; o secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz e o assessor de engenharia da Prefeitura, Fábio Müller receberam o agrimensor e professor do curso técnico em agrimensura desenvolvido na Escola Técnica Bom Pastor, Marco Brasil e o técnico em agrimensura, Maiquel da Cruz para falar sobre o marco.
O técnico em agrimensura, Maiquel da Cruz realizou a implantação e registro junto ao IBGE de um marco geodésico no Município como projeto do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). “A ideia da Administração Municipal é criar uma Rede Geodésica Municipal (RGM) porque a partir de 2023 os imóveis rurais irão precisar de georreferenciamento e certificação para transação imobiliária, desmembramento, remembramento, partilha, sucessão, hipoteca, ações judiciais e para obtenção de financiamento bancário”, explica Müller.
O Poder Público estuda uma forma de parceria para colocar em prática a formação da rede geodésica. “Como a Escola Bom Pastor oferece o único curso técnico de agrimensura do Rio Grande do Sul, vamos estudar a possibilidade de fomentar o curso e utilizar o referencial técnico dos alunos para a demarcação dos futuros marcos que deverão ficar em área pública ou de acesso livre”, esclarece o secretário de Educação, Cultura e Desporto, Ricardo Lawrenz.
O secretário Municipal de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Hermann Deppe ainda destaca que Administração Municipal precisará criar uma lei para regulamentar a criação da Rede Geodésica Municipal; monitorar e gerenciar os dados. “Poucas cidades possuem uma RGM. Os marcos são importantes porque dão precisão para as medições realizadas em todo o território do Município”, enaltece Deppe.
Fonte: Assessoria de Imprensa PMNP