Nova Petrópolis promove atividades em prol da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, de 27 de novembro a 11 de dezembro. Caminhada, grupos de conversa e orientação, ações em locais públicos e encontros integram a programação da campanha.
A secretária de Saúde e Assistência Social de Nova Petrópolis, Andréia Siqueira Frota, destaca a importância deste movimento internacional, que ocorre simultaneamente há 26 anos em diversas partes do mundo, com o objetivo único de marcar a luta em prol da garantia dos direitos das mulheres. “Ainda são alarmantes os índices que apontam as mulheres como vítimas de violência, dentre as mais graves, o feminicídio. Violência doméstica, psicológica, sexual e patrimonial, infelizmente, ainda são práticas comuns na sociedade brasileira que, apesar de ter legislação vigente (Lei Maria da Penha) que coíbe tais práticas, ainda têm suas mulheres discriminadas, não apenas na vida social, mas igualmente no trabalho e na política”, enaltece Andréia. A secretária ainda salienta que “a campanha “16 Dias de Ativismo” serve para que não deixemos enfraquecer a luta pelo fim da violência contra a mulher, e para que se consolidem e avancem as políticas públicas em garantia de igualdade de condições”.
No dia 27 de novembro, segunda-feira, às 14h30min, ocorre a caminhada de abertura da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. O trajeto, com saída da Torre de Informações e chegada no Parque Aldeia do Imigrante, reunirá apoiadores para mobilizar sobre a causa da campanha.
Durante cinco dias haverá encontros dos grupos de conversa e orientação sobre a Violência Contra a Mulher em sete localidades do Município. No dia 28 de novembro ocorre no Chapadão e no Bairro Pousada da Neve; no Bairro Vale Verde e no Pinhal Alto será realizado dia 29 de novembro e, no dia 30 de novembro, na Vila Germânia. No dia 1º de dezembro, ocorre o encontro no Pinhal Alto e, no dia 7 de dezembro, na Linha Brasil. De 4 a 8 de dezembro, os alunos das escolas Estaduais e Municipais também irão participar de grupos de conversa e orientação sobre a Violência Contra a Mulher.
No dia 5 de dezembro, terça-feira, às 13h30min, ocorre o Encontro da Rede Municipal de Atenção aos Direitos das Mulheres, no Centro de Convivência da Terceira Idade no Parque Aldeia do Imigrante. Na oportunidade, a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, Salete Beatriz Roszkoski, participará do evento.
O encerramento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” em Nova Petrópolis será dia 11 de dezembro, segunda-feira, com atividades na Rua Coberta, a partir das 14h30min.
O CRAS Nova Petrópolis está à disposição para oferecer apoio e orientações para mulheres em situação de vulnerabilidade. Procure a Assistência Social, o CAPS, a Brigada Militar e Polícia Civil e denuncie. O CRAS está situado na Avenida Três de Maio, 134, Centro e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.
A campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” é uma mobilização praticada desde 1991 e já conquistou a adesão de cerca de 160 países. Em Nova Petrópolis, o evento é uma realização do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM) e da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, por meio do Centro de Referência de Assistência Social.
Confira a programação da campanha em Nova Petrópolis:
27 de novembro – Segunda-feira
14h30min – Caminhada de Abertura da Campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” – Torre de Informações até o Parque Aldeia do Imigrante
28 de novembro – Terça-feira
Grupo de conversa e orientação sobre Violência Contra a Mulher – Chapadão e Pousada da Neve
29 de novembro – Quarta-feira
Grupo de conversa e orientação sobre Violência Contra a Mulher – Vale Verde e Pinhal Alto
30 de novembro – Quinta-feira
Grupo de conversa e orientação sobre Violência Contra a Mulher – Vila Germânia
1º de dezembro – Sexta-feira
Grupo de conversa e orientação sobre Violência Contra a Mulher – Pinhal Alto
4 de dezembro – Segunda-feira
Dia de Conscientização pelo Fim da Violência Contra a Mulher – ações na sinaleira e no comércio local
4 a 8 de dezembro – Grupos de conversa e orientação sobre a Violência Contra a Mulher – Escolas Estaduais e Municipais
5 de dezembro – Terça-feira
13h30min - Encontro da Rede Municipal de Atenção aos Direitos das Mulheres – Centro de Convivência da Terceira Idade no Parque Aldeia do Imigrante
11 de dezembro – Segunda-feira
14h30min - Encerramento da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” – Rua Coberta
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis