conteúdo do menu
conteúdo principal
25/04/2025

Secretaria de Educação e Desporto

Nova Petrópolis promove capacitação para 250 educadores com foco na inclusão, cidadania e proteção no ambiente escolar

Ação reforçou o compromisso da rede educacional com uma formação continuada, inclusiva e atenta às necessidades da comunidade escolar

COMPARTILHAR NOTÍCIA

A Secretaria de Educação e Desporto de Nova Petrópolis promoveu, no dia 16 de abril, uma formação aos profissionais da Educação que atuam no Município de Nova Petrópolis, entre professores, diretores e supervisores. A capacitação contou com a presença de 250 educadores (Rede Municipal, Rede Estadual, Rede Particular e APAE) e ocorreu no Centro de Eventos de Nova Petrópolis. Os assuntos abordados na reunião foram: importância da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) para a comunidade de Nova Petrópolis; histórico da Lei Maria da Penha e sua importância na proteção das mulheres contra diversas formas de violência, enfatizando a escola como uma rede de apoio; importância da preparação dos profissionais da Educação no atendimento aos primeiros socorros a estudantes (Lei nº 13.722/2018 – Lei Lucas); e a apresentação do novo curso técnico oferecido pela Escola Bom Pastor, o Técnico em Administração, como forma de conhecimento e preparação profissional para os alunos que desejam ingressar de forma mais rápida e qualificada no mercado de trabalho.

Além das temáticas centrais, o evento também proporcionou momentos de reflexão e troca de experiências entre os profissionais presentes, reforçando o compromisso da rede educacional com uma formação continuada, inclusiva e atenta às necessidades da comunidade escolar.

A secretária Municipal de Educação e Desporto, Caroline Andreia Kehl Matter, destacou a relevância da integração entre as diferentes redes de ensino e instituições como a APAE e a Escola Bom Pastor. Segundo ela, "é fundamental que a educação caminhe de forma colaborativa, pois somente assim conseguimos construir um ambiente escolar mais seguro, justo e preparado para acolher a todos".

A diretora da APAE de Nova Petrópolis, Michele Stumpf, ressaltou, durante sua apresentação, a importância da inclusão e da empatia no ambiente escolar, incentivando os profissionais a desenvolverem práticas pedagógicas que respeitem as diferenças e promovam a equidade.

“A escola tem um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária e isso só é possível quando cada aluno é reconhecido em sua singularidade. A inclusão não é um favor, é um direito. E a empatia é o primeiro passo para entendermos que todos têm potencial, desde que lhes sejam dadas as oportunidades adequadas”, afirmou Michele.

Durante sua fala, a diretora apresentou projetos desenvolvidos pela APAE em parceria com escolas, que visam não apenas o apoio ao estudante com deficiência, mas também a sensibilização da comunidade escolar como um todo.

Michele também trouxe dados que reforçam a importância de uma atuação conjunta entre família, escola e instituições de apoio. De acordo com ela, “a APAE é fundamental para promover a inclusão, autonomia e qualidade de vida das pessoas com deficiência. A Associação oferece atendimentos especializados em saúde, educação e assistência social, apoia as famílias, forma educadores, sensibiliza a comunidade e defende os direitos das pessoas com deficiência. Além disso, atua em parceria com escolas para garantir uma educação mais inclusiva e empática”.

Outro destaque da formação foi a palestra sobre a Lei Lucas (Lei nº 13.722/2018), que torna obrigatória a capacitação em primeiros socorros para professores e funcionários de escolas públicas e privadas. A lei foi criada em homenagem ao menino Lucas Begalli Zamora, que morreu após se engasgar durante um passeio escolar. O objetivo principal da lei é garantir a segurança e a integridade física de crianças e adolescentes em idade escolar, capacitando os profissionais que cuidam deles a prestar socorro em situações de emergência. 

A palestra, que foi ministrada pelo bombeiro efeito de Nova Petrópolis, Bruno Pontes Cunha, sensibilizou os educadores para a importância do preparo em situações de emergência. A secretária Caroline destacou que todos os profissionais das escolas de Nova Petrópolis farão o treinamento de primeiros socorros com os bombeiros ao longo do ano.

Além disso, a capacitação contou com uma palestra educativa sobre a Lei Maria da Penha, ministrada pelo tenente da Brigada Militar de Nova Petrópolis, Mateus Pelizzaro, e pela soldado de Nova Petrópolis, Patrícia Hemann Reolon. A palestra abordou o histórico da Lei Maria da Penha, sancionada em 2006, e sua importância na proteção das mulheres contra diversas formas de violência, como física, psicológica, sexual, patrimonial e moral. Os palestrantes enfatizaram o papel da legislação na garantia de medidas protetivas e no fortalecimento das políticas públicas externas para o enfrentamento da violência doméstica.

De acordo com a secretária Municipal de Educação e Desporto, Caroline Andreia Kehl Matter, a intenção foi proporcionar aos profissionais da Educação um maior entendimento sobre a violência doméstica e familiar, além de destacar a importância de uma rede de apoio que envolve as escolas.

“Os educadores lidam diretamente com crianças, jovens e famílias, e muitas vezes são eles os primeiros a perceber sinais de abuso ou violência. Por isso, é fundamental que saibam como identificar, apoiar e encaminhar essas situações”, afirmou Caroline.

Durante a palestra, foram apresentadas orientações práticas sobre como identificar os sinais de violência doméstica e como as vítimas podem acessar os canais de denúncia. Além disso, foram destacadas as medidas previstas pela Lei Maria da Penha, como as ordens de proteção, afastamento do agressor, entre outras ações. A capacitação é vista como uma estratégia essencial para fortalecer o trabalho de prevenção nas escolas.

Durante a reunião, os educadores de Nova Petrópolis puderam conhecer, ainda, o novo curso técnico oferecido pela Escola Bom Pastor, o Técnico em Administração, além do espaço Ecoviv – Ecologia Vivenciada, apresentados pelo diretor da instituição de ensino, Adriano Fiorini, e sua equipe.

Fiorini destacou a importância de apresentar essas oportunidades aos educadores, que muitas vezes são os principais incentivadores na escolha do caminho profissional dos estudantes. “Queremos que os professores e orientadores conheçam essas possibilidades que a Escola Bom Pastor oferece, para que possam orientar seus alunos com mais clareza e segurança sobre o futuro profissional”, afirmou.

A Secretaria Municipal de Educação e Desporto reafirmou seu compromisso em continuar promovendo espaços de formação e diálogo com os profissionais da área, reconhecendo que a valorização e o preparo dos educadores são pilares essenciais para o desenvolvimento da educação no Município.

Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Saiba mais sobre o turismo de Nova Petrópolis em www.turismo.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do Facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal. Siga Nova Petrópolis no Instagram @prefeituranovapetropolis.

Créditos das fotos: Divulgação PMNP

Outras Notícias