Agente em saúde realizou palestras nas escolas do Município...
O trabalho de enfrentamento à microcefalia prossegue em Nova Petrópolis. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social é eliminar todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. As ações de combate ao vetor da Dengue, da Febre Amarela e Chikungunya e do Zika Vírus, seguem até o dia 30 de junho.
No mês de abril, 4.970 imóveis foram vistoriados em toda a zona urbana de Nova Petrópolis, área que abrange da localidade de Vila Olinda até o bairro Vale Verde. A Vigilância Ambiental realizou palestras em todas as escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino de Nova Petrópolis. No total, 20 turmas foram orientadas sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e os cuidados para evitar criadouros.
A agente em saúde, Daniela Jaeger Chaves, esclareceu aos alunos que “o mosquito transmissor da Dengue também é vetor de outras doenças, como a Febre Amarela, Chikungunya e Zika Vírus”. Daniela ainda explicou o ciclo de vida do mosquito; a situação do Município no combate ao inseto e o trabalho que a Vigilância Ambiental executa durante todo o ano, a fim de combater e controlar o vetor.
Desde 2012, o Município mantém laboratório e profissionais capacitados para que haja celeridade entre a identificação do vetor e a resposta na ação de prevenção. A Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis também possui serviço de atendimento a denúncias, e qualquer irregularidade observada pode ser encaminhada ao setor responsável, mediante preenchimento de formulário padrão. Os contatos para esclarecimentos devem ser realizados pelo fone (54) 3298-2665 ou pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br.