Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Agricultores interessados em utilizar o material devem buscar informações junto à Emater
A Emater\RS em parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e o Conselho Municipal de Meio Ambiente está realizando, desde o dia 21 de setembro, a campanha de controle biológico da lagarta-do-cartucho em lavouras de milho para a safra 2021\2022. Produtores devem realizar a solicitação do material biológico de controle junto ao escritório da Emater.
A campanha visa o monitoramento da ocorrência das pragas nas lavouras de milho de Nova Petrópolis através de armadilhas para mariposas e o seu controle através de parasitoides. A solicitação das cartelas de microvespas com controle biológico para a safra 2021\2022 deve ser realizada na Emater\RS pelo telefone (54) 3281-1243 ou na Rua Cel. Alfredo Steglich, 68, Centro de Nova Petrópolis. Após a solicitação, a Prefeitura auxilia na logística de distribuição.
O Conselho Municipal de Meio Ambiente aprovou a aquisição dos feromônios e armadilhas para monitorar o aparecimento das mariposas, a partir de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente. Com isto, os produtores de milho do Município têm acesso à informação sobre o aparecimento da praga precocemente, podendo antecipar as ações de controle. Este alerta é emitido pela Emater/RS, através de um grupo de WhatsApp. Para ter acesso ao grupo, o produtor deve entrar em contato pelo número (54) 99968-0194.
Na primeira etapa do processo de controle, são instaladas armadilhas adesivas em que há um dispositivo com feromônio para atrair os machos da mariposa Spodoptera sp, também conhecida como lagarta-do-cartucho. O inseto, em sua fase larval, provoca danos nas plantas de milho.
A partir do aparecimento das mariposas nas armadilhas, o segundo passo é realizar o controle biológico, aplicando na lavoura ovos de uma vespa minúscula, chamada Trichogramma, o inseto que irá parasitar os ovos da lagarta Spodoptera sp. Os ovos da vespa são colados dentro de placas de papelão especialmente projetadas para esse controle e são distribuídos a cada 15m na lavoura.
Esta ação permite que os produtores de milho possam ter acesso à tecnologia de baixo impacto ambiental, livre de agrotóxicos, de baixo custo e eficiente para o controle das lagartas do milho. Além de permitir o controle precoce, através do alerta provocado pelas armadilhas.
A campanha é uma parceria da Emater/RS, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Prefeitura Municipal de Nova Petrópolis, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Crédito da foto: Divulgação/Comunicação PMNP