conteúdo do menu
conteúdo principal
19/11/2014

Nova Petrópolis realiza trabalho de prevenção à dengue

Vigilância Ambiental em Saúde coordenou a realização da LIRAa...

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis não é um Município infestado por Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. Apesar disso, e para manter tal condição, a Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, com apoio dos Agentes Comunitários de Saúde, realizou o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa).

O LIRAa é um mapeamento dos índices de infestação por Aedes aegypti, que identifica os criadouros predominantes e a situação de infestação do Município. As atividades foram realizadas em 27 quarteirões da área urbana da cidade, entre os dias 13 e 17 de outubro. Foram coletadas 16 amostras, totalizando 47 larvas e 12 pupas em 429 imóveis vistoriados.

O índice de infestação predial para Aedes aegypti foi 0,0% e de Aedes albopictus, vetor secundário da dengue, foi de 0,2%. Nova Petrópolis apresenta índices dentro da classificação satisfatória. O LIRAa identifica ainda a classificação de alerta e a de risco, sendo essa última, a pior classificação.

Segundo o fiscal municipal Rafael Altreiter, a forma mais eficaz de combate ao mosquito da dengue é eliminar seus criadouros, que são quaisquer recipientes capazes de acumular água, como tampinhas de garrafa, pneus, pratinhos de vasos de flores, caixas d´água destampadas, entre outros. “Apesar de não termos foco de Aedes aegypti, peço que a população faça a sua parte e que ajude a evitar a proliferação deste vetor”, enfatizou.

A Vigilância Ambiental em Saúde atende pelo fone (54) 3298-2665 e pelo e-mail ambiental@novapetropolis.rs.gov.br. As Unidades Básicas de Saúde também podem receber e encaminhar demandas relacionadas ao combate à dengue.


Fonte:

Outras Notícias