Com o objetivo de identificar, observar e analisar destinos turísticos que possam servir de modelo e inspiração, uma comitiva de Nova Petrópolis realizou visita técnica ao município catarinense de Urubici. Durante os dias 13, 14 e 15 de Maio, o Projeto Acolhida na Colônia foi apresentado como uma das referências para a prática de turismo rural ao Secretário de Turismo Daniel Sampaio Camargo, o Secretário Adjunto de Turismo Rodrigo José dos Santos, o Secretário de Agricultura André Dall‘Agnol e o Diretor de Setor de Recepção aos Pontos Turísticos Andreas Schumann.
Localizada na região serrana do Estado de Santa Catarina, a 174 km de Florianópolis e 60 km de São Joaquim, Urubici é um dos municípios mais frios do Brasil e no inverno muitos turistas são atraídos pela possibilidade de neve. A cidade de pouco mais de 10.200 habitantes prima pelo turismo e entre seus atrativos estão a natureza exuberante, meio ambiente preservado, matas de araucárias, cachoeiras e cascatas, dos esportes de aventura, da pesca de trutas, pinhão, ponto mais alto do sul do Brasil (Morro da Igreja), entre outros. Aliado a tudo isto, conta com povo hospitaleiro, cordial e orgulhoso de sua cidade e tradições no campo.
A visita técnica possibilitou a Nova Petrópolis, inspirar-se nas características semelhantes da visita, assim como nas estratégias e modelos adotados. Criado em 1999, o projeto Acolhida na Colônia é uma associação composta por 180 famílias de agricultores - integrada à Rede Accueil Paysan, atuante na França desde 1987 – e tem como proposta valorizar o modo de vida no campo através do agroturismo ecológico. Assim, agricultores familiares oferecem hospedagem simples e aconchegante aos turistas e compartilham o convívio do seu dia-a-dia fundamentado no saber fazer, com muita história, cultura e conversas na beira do fogão a lenha, além da tradicional fartura de suas mesas e passeios pelo campo.
Desta forma, a visita técnica à Urubici possibilita desenvolver o turismo rural em Nova Petrópolis. O secretário de turismo, Daniel Camargo destaca que o próximo passo será apresentar o projeto para a comunidade local e também promover a visita aos interessados em conhecer o modelo catarinense e trabalhar com o turismo em sua propriedade. Cabe destacar que o desenvolvimento da atividade turística rural no município pode tornar-se uma segunda fonte de renda para os interessados.
Fonte: