Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Encontro resultou na aprovação do novo Plano Municipal de Cultura, com duas proposições da comunidade
Aconteceu no último sábado, 15 de abril, a 9ª edição da Conferência Municipal de Cultura de Nova Petrópolis, no plenarinho da Acinp. O evento reuniu o segmento cultural da cidade, que aprovou duas proposições encaminhadas pelo CTG Pousada da Serra – uma moção de reconhecimento ao Grupo de Desenvolvimento Estratégico da Linha Olinda, e outra para criar uma comissão de estudos para instalar um Monumento ao Folclore.
As propostas aprovadas na Conferência foram incluídas na versão final do Plano Municipal de Cultura, entregue ao prefeito Jorge Darlei Wolf, à presidente da Câmara de Vereadores, Kátia Regina Zummach, e ao coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira.
A partir de agora, o documento aprovado será formalizado através de um decreto municipal e servirá de referência ao desenvolvimento de ações culturais para o decênio 2023/2033.
A Conferência
Para dar início aos trabalhos, a Orquestra Jovem de Nova Petrópolis executou músicas nacionais e internacionais, com destaque para uma polca que animou a plateia. Em seguida, houve a manifestação do prefeito Jorge Darlei Wolf, que falou dos projetos do Município para a área da cultura, como os cursos de línguas estrangeiras e o incentivo à formação musical.
“Se nós não instigarmos as pessoas a participarem mais e não fizermos a nossa parte, isso tudo que já construímos pode acabar, e é o que não queremos que aconteça. É por isso que temos investido muito na cultura, proporcionando aos nossos jovens e suas famílias tantos projetos importantes”, destacou o chefe do Executivo nova-petropolitano.
A riqueza cultural de Nova Petrópolis também foi mencionada pelo coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Ruben Oliveira. Ele afirmou que a cidade é uma das que possui maior expressão cultural no Rio Grande do Sul, não só pela colonização alemã e suas características tão bem conservadas, mas, principalmente, pela valorização dada a isso, tanto pelos gestores públicos quanto pela comunidade. “Dos 497 municípios gaúchos, apenas 119 possuem Planos Municipais de Cultura, e agora Nova Petrópolis se soma a eles”, disse.
O CTG Pousada da Serra, de Linha Imperial, apresentou duas proposições para serem integradas ao Plano Municipal de Cultura, que está em desenvolvimento desde o inicio de 2023, com a realização dos encontros gerais e por eixos temáticos.
A primeira proposição é uma moção de reconhecimento e aplauso para o Grupo de Desenvolvimento Estratégico da Linha Olinda às comunidades de Vila Olinda e Linha Olinda, sendo aprovada por unanimidade pelos presentes. Em seguida, houve a discussão sobre instalar Monumento ao Folclore Mundial em Nova Petrópolis. Esta última proposição foi aprovada com emenda dos agentes culturais, que solicitaram a criação de uma comissão de estudos para desenvolver o projeto.
Ainda durante a Conferência, houve o ato de posse dos novos agentes culturais, que tiveram seus nomes aprovados em reunião pelo Conselho Municipal de Políticas Públicas Culturais, sendo eles Ângela Fuhr, Eduarda Papke, Glauce Cristiane de Araujo Rocha, Silvio Peters, Helena Klein, Neide Travi, Rafaela Ruppenthal Thiesen, Jussara Prates e Diego Marquesini.
Também fez parte do evento a leitura de um poema por escritores da cidade; a apresentação do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis; e uma explanação das representantes do Sebrae, Gladis Pippi e Paula Nora, sobre como o Plano Municipal de Cultura foi pensado, abordando ainda a importância da cultura no setor econômico e seu impacto.
O vice-prefeito e secretário municipal de Saúde e Assistência Social, Martim Wissmann, e os secretários municipais de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Machioro Leal; e de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação, Cristhie Lenz, também acompanharam a Conferência.
Crédito: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP