conteúdo do menu
conteúdo principal
28/05/2021

Nova Petrópolis recebe 625 doses da vacina de Oxford

Remessa servirá para finalizar a vacinação de pessoas dos grupos de comorbidades e deficientes e poderá permitir o início à vacinação de professores

COMPARTILHAR NOTÍCIA

Nova Petrópolis recebeu na manhã desta sexta-feira, 28 de maio, mais 625 doses da vacina Covishield (Oxford/AstraZeneca/Fiocruz). A remessa servirá para finalizar a aplicação da primeira dose nas pessoas dos grupos de comorbidades e deficientes e poderá ainda permitir o início da vacinação de professores.

Para as pessoas dos grupos de comorbidades e com deficiência permanente, a vacina está disponível em todos os postos de saúde de Nova Petrópolis a partir da tarde desta sexta-feira, 28 de maio. Nesta remessa também estão incluídos trabalhadores dos serviços portuário e aeroportuário. A vacinação contra a Covid-19 não é oferecida para menores de 18 anos.

Na manhã de segunda-feira, 31 de maio, das 8h às 10h, haverá vacinação para pessoas do grupo de comorbidades e deficientes físicos permanentes no Centro de Eventos. A ação é voltada para pessoas que são atendidas pela UBS Centro. Para receber a vacina, é necessário ir de carro ao Centro de Eventos.

Pessoas que receberam a vacina contra a Influenza H1N1 (gripe) há menos de 14 dias não podem receber a vacina contra a Covid-19 neste momento. Da mesma forma, não podem ser vacinadas pessoas com síndrome gripal ou suspeita de Covid-19.  

Em todos os casos, é necessário apresentar documento oficial com foto, cartão SUS e caderneta de vacinação. Diabéticos e hipertensos precisam apresentar uma receita médica atualizada (menos de um ano) dos medicamentos em uso. As demais pessoas do grupo de comorbidades e os deficientes devem apresentar laudo médico recente.

 

GRUPO DE COMORBIDADES
Conforme a resolução Nº 089/21, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), as seguintes comorbidades estão incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19:

Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão arterial resistente – estágios 1, 2 e 3;
Doenças cardiovasculares;
Doença cerebrovascular (AVC);
Doença renal crônica;
Imunossuprimidos (transplantados, HIV e pacientes oncológicos);
Anemia falciforme;
Obesidade mórbida;
Síndrome de Down;
Cirrose Hepática;

 

DEFICIÊNCIAS PERMANENTES

Conforme a resolução Nº 131/21, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas. Este grupo inclui pessoas com:

1 - Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas.
2 - Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo.
3- Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos.
4- Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

 

VACINAÇÃO DE PROFESSORES
No início da próxima semana, as Secretarias Municipais de Saúde e Assistência Social e de Educação, Cultura e Desporto, farão as definições finais para o início da vacinação de professores. As vacinas serão aplicadas nas próprias escolas, conforme cronograma a ser elaborado.

 

CRITÉRIOS DE VACINAÇÃO
A aplicação das 625 doses recebidas por Nova Petrópolis nesta sexta-feira, 28 de maio, é definida pela resolução Nº 131/21, publicada pela Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS) na quinta-feira, 27 de maio.

O avanço para a etapa seguinte, que inclui os professores, é amparado pela nota técnica Nº 717/2021, da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde.

Os arquivos com os documentos podem ser baixados ao final desta notícia.

Documentos

Outras Notícias