Secretaria de Saúde e Assistência Social
Lote será aplicado em pessoas com comorbidades, mediante agendamento dos agentes comunitários de saúde
A Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social retirou nesta terça-feira, 25 de maio, em Caxias do Sul, uma remessa de 150 doses da vacina Comirnaty (Pfizer/BioNTech). São as primeiras vacinas contra a Covid-19 desta marca que chegam ao Município. Elas serão recebidas por pessoas do grupo de comorbidades, mediante agendamento, a cargo dos agentes comunitários de saúde.
Conforme a secretária adjunta de Saúde, Crislei Gerevini, por necessitar de uma logística especial, com reduzido prazo de validade, e por não haver doses suficientes para todas as pessoas do grupo de comorbidades de 18 a 39 anos, as 150 vacinas da Pfizer ficarão concentradas na UBS Centro, sendo oferecidas a moradores de todos os bairros e localidades, conforme o cadastro dos agentes comunitários de saúde.
Entre as condições especiais da vacina da Pfizer está o prazo de validade menor. Ao ser entregue, o imunizante é mantido congelado a uma temperatura de menos 70 graus. Ao ser entregue no destino final, a vacina precisa ser descongelada e diluída. Deste momento em diante, as doses precisam ser aplicadas em até 120 horas. Cada frasco possui seis doses e, uma vez aberto, precisa ser consumido em até seis horas.
“Por causa de todas essas condições da logística, e por não ser um grande número de doses, optamos por concentrar esta etapa da vacinação no Centro, mas voltada para pessoas de todos os lugares e com uma distribuição igual para todas as regiões do Município”, afirma Crislei Gerevini.
Através dos cadastros da Estratégia de Saúde da Família, os agentes comunitários de saúde estão entrando em contato com as pessoas do grupo de comorbidades, com idades entre 18 e 39 anos. “Neste momento não vai adiantar a pessoa ir ao posto de saúde sem ter sido agendada. Quem tiver alguma comorbidade e ficar com dúvidas, deve fazer o contato diretamente com o agente de saúde. E quem ainda não estiver recebendo a visita do agente de saúde regularmente em sua casa, deve se dirigir à Secretaria de Saúde e regularizar a situação o quanto antes”, acrescenta a secretária adjunta.
GRUPO DE COMORBIDADES
Conforme a resolução Nº 089/21, da Comissão Intergestores Bipartite (CIB/RS), as seguintes comorbidades estão incluídas como prioritárias para vacinação contra a Covid-19:
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão arterial resistente – estágios 1, 2 e 3;
Doenças cardiovasculares;
Doença cerebrovascular (AVC);
Doença renal crônica;
Imunossuprimidos (transplantados, HIV e pacientes oncológicos);
Anemia falciforme;
Obesidade mórbida;
Síndrome de Down;
Cirrose Hepática;