Nova Petrópolis foi sede da Copa Grão Mestre Te Bo Lee, em comemoração aos 40 Anos da autoridade máxima da arte marcial Taekwondo no Brasil. O evento esportivo foi realizado, com absoluto sucesso, domingo, 29 de outubro, no Ginásio do Colégio Frederico Michaelsen. Os atletas competiram nas modalidades luta e Poom-Se (sequência de movimentos técnicos). Protector Taekwondo Clube, de Esteio, sagrou-se campeão por equipe; Academia Spider, de Novo Hamburgo, ficou com o vice-campeonato e, em 3º lugar, Star Fitness, de Novo Hamburgo.
O evento, realizado em Nova Petrópolis, homenageou a autoridade máxima do Taekwondo no Brasil, o Grão Mestre Te Bo Lee. Faixa Preta 9° Dan em Taekwondo e Faixa Preta 9° Dan em Hapkido; técnico da Seleção Brasileira nos Jogos Pan-Americanos de 1991; técnico da Seleção Brasileira de 1989 a 1993; vice-Diretor técnico da Confederação Brasileira de Taekwondo de 1999 a 2003; atual presidente da Federação de Taekwondo Tradicional do Rio Grande do Sul e responsável por transmitir os mais ricos ensinamentos da arte marcial a centenas de atletas em todo o país.
O vice-prefeito de Nova Petrópolis, Charles Paetzinger, e sua esposa, Sandra Fernandes, prestigiaram a solenidade oficial de abertura da Copa Grão Mestre Te Bo Lee, com demais autoridades Municipais. Paetzinger enalteceu o trabalho do Grão Mestre Te Bo Lee e parabenizou a Associação Tchon Ji pela homenagem prestada à autoridade máxima do Taekwondo no Brasil. “Parabéns ao Mestre Valdemar Zummach e toda sua equipe pela belíssima homenagem que prestam ao Grão Mestre Te Be Lee. Reconhecer os ensinamentos transmitidos e demonstrar gratidão ao Grão Mestre é uma atitude de muita honra”, disse o vice-prefeito, ao parabenizar o Grão Mestre Te Bo Lee e os membros da Associação Tchon Ji, de Nova Petrópolis.
A Academia Tchon Ji de Nova Petrópolis preparou uma linda festa para celebrar os 40 Anos do Grão Mestre Te Bo Lee no Brasil. “Somos muito gratos a todos os ensinamentos do Grão Mestre e tivemos a oportunidade de externar nossa gratidão e reconhecimento com a realização desse evento comemorativo”, disse o presidente da Associação Tchon Ji, Mestre Valdemar Zummach. O Grão Mestre Te Bo Lee recebeu um troféu e flores do Mestre Valdemar Zummach e do vice-presidente da entidade, Mestre Thiago Augusto Haugg.
O Grão Mestre Te Bo Lee não escondeu a emoção diante das homenagens e agradeceu o reconhecimento de todos os praticantes da arte marcial, sob forte salva de palmas. Durante seu pronunciamento, o Grão Mestre Te Bo Lee falou das dificuldades encontradas há 40 anos e da perseverança para implementar a arte marcial no país. “Quando cheguei no Brasil trouxe comigo uma semente e um sonho. Hoje colho os frutos de um trabalho firmado na dedicação, conhecimento e tradição”, destacou Te Bo Lee.
Os atletas da Academia Tchon Ji protagonizaram uma apresentação especial para a solenidade oficial de abertura da Copa Grão Mestre Te Bo Lee. Sequência de movimentos, demonstrações de técnicas, quebramento de tábuas e representação teatral integraram a apresentação do grupo de praticantes de Taekwondo e Hap Ki Do de Nova Petrópolis.
A Copa Grão Mestre Te Bo Lee reuniu, aproximadamente, 100 atetas de 13 delegações. Star Fitness, de Novo Hamburgo; Dragon Taekwondo, de Tapes; Associação Gramadense de Taekwondo, de Gramado; Academia Spider, de Novo Hamburgo; Academia Liberdade de Taekwondo, de Porto Alegre/Alvorada; Academia União Olímpica, de Porto Alegre; Academia de Sião, de Canela; Team Canelo, de Canoas; Protector Taekwondo Clube, de Esteio; Academia Cobra, de Porto Alegre; Canoas Taekwondo Clube, de Canoas; Centro de Treinamento Jarbas Ferreira, de Sapucaia do Sul e Academia Tchon Ji, de Nova Petrópolis, participaram do evento comemorativo.
A Copa Grão Mestre Te Bo Lee foi uma realização da Associação Tchon Ji e contou com o apoio da Prefeitura de Nova Petrópolis. Patrocinaram o evento: Restaurante Torquês, Alpina Imóveis, Oficina Sthal, Centro de Pinturas, Restaurante Park Haus, Studio de Pilates Andréia Henriques, Eixo Press e Bárbara Scliar.
Fonte: Assessoria de Imprensa - Prefeitura de Nova Petrópolis