Secretaria de Educação, Cultura e Desporto
Instituições de ensino irão operar com capacidade reduzida, de acordo com os protocolos
Nova Petrópolis foi o primeiro Município da Região das Hortênsias a retornar às aulas presenciais no início de 2021. Com a classificação do Rio Grande do Sul em Bandeira Vermelha, divulgada pelo Estado nesta quarta-feira, 28 de abril, com a publicação do Decreto 55.856/2021, a Administração Municipal decide pela precaução devido às possíveis alterações da decisão por parte do Poder Judiciário. Desta forma, a Secretaria Municipal de Educação anuncia o retorno às aulas presenciais para a próxima segunda-feira, 3 de maio, com capacidade reduzida, conforme os protocolos.
“Sempre agimos da melhor maneira para garantir, na medida do possível, um retorno efetivo para tranquilizar os pais, oferecer suporte aos professores e equipes escolares e proporcionar um ensino de qualidade aos alunos. Precisamos levar em consideração que podem haver alterações e, por um princípio de organização, não vamos anunciar o retorno para esta semana, sendo que ainda pode haver alterações por parte do Poder Judiciário”, explica a secretária municipal de Educação, Cultura e Desporto, Gislaine Marchioro Leal.
A partir de 3 de maio, as escolas municipais de ensino fundamental e de educação infantil irão retomar as atividades presenciais, atendendo aos protocolos do Estado para a educação. A ocupação máxima por sala de aula exige o distanciamento mínimo de 1,5 metros entre classes. As instituições de ensino irão fazer contato com os pais para a organização e mais informações. O transporte escolar também será retomado com capacidade reduzida.
Modelo de cogestão está suspenso até 10 de maio
Com a classificação de todas as regiões do Estado em Bandeira Vermelha, o Governo do Rio Grande do Sul anunciou a suspensão do modelo de cogestão, que permitiria os municípios adotarem regras mais brandas do que a da classificação vigente. Por tanto, todos os municípios, sem exceção, devem operar com os protocolos da Bandeira Vermelha, publicados no anexo do Decreto Estadual 55.852/2021, de 21 de abril.
Dessa forma, em Nova Petrópolis, seguem valendo as mesmas regras de operação da última semana para setores da alimentação, hotelaria, prestação de serviços e comércio. A única alteração é o retono das aulas de forma presencial.
Governo Estadual lançará novo modelo de distanciamento controlado dia 10 de maio
O governador do RS, Eduardo Leite, destaca a alteração da regra para aplicação da salvaguarda (que colocou o Estado em Bandeira Preta por nove semanas consecutivas) foi o último ajuste no modelo de distanciamento controlado nos termos atuais em que ele se apresenta.
“Esse modelo vai seguir existindo até o dia 10 de maio, quando vamos completar um ano da implantação. Depois de cumprir o papel, estabelecer protocolos de forma pioneira no país, nós vamos substituir esse modelo por outro, mais adequado pra essa nova fase na pandemia", ressalta o Leite.
Confira os protocolos da Bandeira Vermelha sem cogestão em www.novapetropolis.rs.gov.br, banner “Legislação Vigente”.
Crédito da foto: Arquivo/Comunicação PMNP/Francis Jonas Limberger