Secretaria de Saúde e Assistência Social
Crianças e jovens participam de atividades sobre o combate à violência sexual nos serviços de assistência social do Município
Nesta quinta-feira, 18 de maio, é celebrado o Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Nova Petrópolis, a data está sendo trabalhada desde o dia 15, com os usuários da rede de assistência social do Município, em referência ao Maio Laranja, mês de conscientização sobre o tema. Com o uso de vídeos, livros e de atividades artísticas, as crianças e jovens aprendem o que fazer, caso se sintam incomodadas em alguma situação.
Desde segunda-feira, dia 15, jovens e crianças em situação de vulnerabilidade social, atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), têm participado das atividades que abordam o combate à pedofilia. Conforme explica a coordenadora do SCFV, Thainara Zummach, com o livro “Pipo e Fifi – Prevenção de violência sexual para crianças”, da autora Caroline Arcari, os usuários aprenderam sobre as práticas que não podem ser consideradas aceitáveis e de que maneira devem agir caso sintam que os seus limites foram ultrapassados.
O ponto alto das atividades do serviço de convivência foi a confecção de flores amarelas pelos usuários, o símbolo do Maio Laranja – mês de mobilização contra o abuso e exploração sexual de crianças e jovens. Após a conclusão das peças, cada usuário depositou uma flor no jardim de entrada do Cras.
Além da confecção das flores, as atividades com os menores de 6 a 17 anos ainda envolveram a pintura de desenhos, colagens, confecção de cartazes e a exibição de vídeos que tratam do combate à violência sexual.
Também no Espaço Multidisciplinar de Atenção à Infância e Adolescência (Emaia) de Nova Petrópolis, que atende crianças e jovens vítimas ou testemunhas de violência, mais atividades sobre a exploração sexual foram realizadas ao longo desta semana.
De acordo com o psicólogo do Emaia, Luis Gelain, foi aproveitada a oficina semanal de artes para apresentação da campanha, e proposto que os usuários confeccionassem trabalhos artísticos, tendo como referência a flor amarela, que é símbolo do Maio Laranja. As flores foram distribuídas em diversos prédios públicos.
Crédito das fotos: Adriana Rabassa/Comunicação PMNP