conteúdo do menu
conteúdo principal
02/10/2018

Nova Petrópolis sedia evento de falantes de línguas alemãs

III Encontro de Falantes do Hunsrückisch e II Encontro do Inventário do Hunsrückisch ocorrem dias 12 e 13 de outubro...

COMPARTILHAR NOTÍCIA
O Projeto Inventário do Hunsrückisch como Língua Brasileira de Imigração (IHLBrI) é uma parceria entre o Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística (IPOL) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Projeto ALMA-H (UFRGS/ALMA). O projeto conta com o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura. Seu objetivo é conhecer a situação da língua no Brasil e reconhecê-la como Referência Cultural Brasileira.
Entre as ações previstas no projeto, está a realização de Encontros Regionais do Inventário do Hunsrückisch juntamente com Encontros de Falantes de Hunsrückisch, sendo um em Santa Catarina e um no Rio Grande do Sul. O objetivo é reunir falantes de línguas alemãs (Hunsrückisch / Deitsch) e mostrar os resultados obtidos com as pesquisas realizadas por meio do IHLBrI, contemplando atividades como conversa sobre políticas linguísticas, amostra de filmes e documentários, atividades culturais em Hunsrückisch, além de outras que ainda podem ser planejadas e que têm alguma relação com a língua dos descendentes de imigrantes alemães.
Em Florianópolis, Santa Catarina, ocorreu o II Encontro de Falantes do Hunsrückisch e I Encontro do Inventário do Hunsrückisch, nos dias 24 e 25 de agosto. No Rio Grande do Sul, será realizado o III Encontro de Falantes do Hunsrückisch e II Encontro do Inventário do Hunsrückisch, dias 12 a 13 de outubro, no Espaço Mais Cultura Professor Renato Urbano Seibt, em Nova Petrópolis.
O evento é gratuito e aberto a todos que queiram conversar e debater sobre a língua Hunsrückisch/Deitsch. As inscrições podem ser feitas no dia do evento, porém, a comissão organizadora solicita o preenchimento do formulário disponível em https://docs.google.com/forms/d/1C2hJQxf-s9KNHDzpHkTIztL7q2Fo9b1HJKD9DITvZfs/viewform?edit_requested=true. Haverá emissão de certificados a quem participar de 75% da programação do evento.
Segundo a comissão organizadora, o evento tem alcance nacional e internacional, uma vez que falantes e representantes dos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Espírito Santo irão participar, além de ocorrer um estreito diálogo com universidades e instituições estrangeiras. Mais informações: https://ihlbri.wixsite.com/encontrodefalantes.
Para mais notícias sobre Nova Petrópolis acesse o site oficial do Município, www.novapetropolis.rs.gov.br. Na página oficial do facebook da Prefeitura de Nova Petrópolis, facebook.com/novapetropolisrs, encontre informações atualizadas, fotos e vídeos das ações realizadas pela Administração Municipal.

Programação Oficial:
Sexta-feira - 12 de Outubro

13h30min - Coral Misto da Sociedade Canto Amizade da Vila Olinda, Nova Petrópolis
14h - Saudação em Hunsrückisch, representantes das comunidades
14h30min - Apresentação do Inventário: projeto e resultados
16h - Kaffeepause
*Abertura da exposição de aquarelas "Bilder vom Velangre / Retratos da Saudade", de Sara Winckelmann
16h30min - Premiação para os autores do 1º Concurso Literário
Lançamento do livro do 1º Concurso Literário
Sarau 1º Concurso Literário

Sábado - 13 de Outubro
9h - Conversa e exercícios de escrita e leitura em Hunsrückisch
10h30min - Loss die Sproch raus: testemunhos da Língua pelos falantes
11h50min - Foto Oficial
12h - Intervalo para Almoço
13h30min - Lançamento do documentário "Viver no Brasil falando Hunsrückisch"
14h - Futuro do Hunsrückisch: propostas e demandas
15h30min - Kaffeepause
Exposição de aquarelas "Bilder vom Velangre / Retratos da Saudade", de Sara Winckelmann
17h - Feira do Livro: apresentação e leitura de trechos do livro "Hunsrückisch em prosa e verso"
*As aquarelas ilustraram o livro "Hunsrückisch em Prosa & Verso" e estarão à venda durante o evento.

Fonte:

Outras Notícias